ACAFE lança Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias do Estado de Santa Catarina
Na segunda-feira, 14, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), realizou de forma remota, o lançamento oficial da “Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias do Estado de Santa Catarina” (PIIC), resultado de uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e apoio do Ministério da Ciência […]
Publicado em 22/06/2021
Por Unoesc
Na segunda-feira, 14, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), realizou de forma remota, o lançamento oficial da “Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias do Estado de Santa Catarina” (PIIC), resultado de uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil (MCTIC).
Para a criação da plataforma foi realizado um diagnóstico mapeando as 15 Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado de SC associadas à Acafe, seus habitats de inovação e práticas inovadoras. Também foram apontados destaques referentes às percepções do Setor Público e Privado, e as oportunidades a partir destas observações.
Conforme explica o presidente da Acafe e Reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, a plataforma tem como objetivo organizar em um só ambiente as competências, vocações e potencialidades das universidades comunitárias de Santa Catarina.
— Acreditamos que é um marco na história da nossa ACAFE e servirá como base estratégica para o fortalecimento do nosso trabalho por meio das Instituições Comunitárias que, brilhantemente, desenvolvem um papel fundamental para o desenvolvimento do estado de Santa Catarina — ressaltou o professor.
A PIIC promoverá maior interação com os setores públicos e privados através de projetos transversais entre as Instituições de Ensino Superior (IES) para atender demandas dos setores de toda a nossa região.
O projeto para a criação da plataforma foi coordenado pela Unoesc e custeado pelo valor de R$ 450 mil reais, disponibilizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações por meio da Emenda Parlamentar, referente ao Termo de Fomento 01.008.00/2019, Plataforma +Brasil nº 883227/2019, articulada pelo do Senador Jorginho Mello, pela Deputada Federal Carmen Zanotto e pelo Deputado Federal Pedro Uczai.
*Texto com informações Angelo Junior Radavelli