Página inicial O que acontece Agenda internacional no Paraguai fortalece relações acadêmicas e jurídicas
Notícia International

Agenda internacional no Paraguai fortalece relações acadêmicas e jurídicas

Entre os dias 19 e 21 de setembro, o professor do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unoesc, Doutor Vinícius Almada Mozetič, participou de uma série de compromissos no Paraguai, fortalecendo as relações acadêmicas e institucionais entre Brasil e Paraguai. A agenda teve como foco a aplicação da Inteligência Artificial (IA) no campo jurídico e consolidou parcerias estratégicas que impulsionarão o desenvolvimento de projetos conjuntos entre os dois países.

Um dos pontos mais importantes foi a reunião com o Conselho da Magistratura e a Corte Suprema de Justiça do Paraguai, em que o Doutor Vinícius foi recebido por autoridades, incluindo o presidente do Conselho da Magistratura e representante dos advogados, Doutor Gerardo Bobadilla Frizzola, a representante do Poder Executivo, Doutora Alicia Pucheta, e o presidente da República do Paraguai e Santiago, Peña Palacios. Esse encontro permitiu uma discussão sobre as possibilidades de colaboração para modernizar o sistema judiciário com o uso de tecnologias emergentes, como a IA promovendo inovações essenciais para o futuro da justiça paraguaia.

O professor Doutor Vinícius realizou uma reunião protocolar na Embaixada do Brasil no Paraguai com o embaixador do Brasil no país, José Antonio Marcondes de Carvalho, para discutir a ampliação das relações bilaterais, especialmente nas áreas de inovação jurídica e intercâmbio acadêmico.

Outro destaque da agenda foi a assinatura de Cartas de Intenção com universidades de renome no Paraguai, estabelecendo parcerias que promoverão intercâmbios e projetos de pesquisa conjuntos. As universidades signatárias foram: Universidade UTIC, Universidade do Pacífico, Universidade Privada de Itapúa e Universidade UNINORT.

A visita também foi composta por diversas palestras e capacitações. Na Universidade do Pacífico, Doutor Vinicius conduziu uma sessão sobre IA aplicada à prática jurídica, transmitida de forma híbrida para as sedes da Instituição. No Registro Civil, foi realizada uma capacitação voltada para os diretores e oficiais Registrales, destacando o papel da IA na modernização dos sistemas de registro público, com a participação do diretor geral do Registro Civil, Doutor Rigoberto Zarza.

Entre as reuniões protocolares mais importantes está o encontro com o ministro da Justiça do Paraguai, Rodrigo Nicora, em que foram discutidas novas aplicações da IA no campo jurídico. O Doutor Vinícius também se reuniu com o Doutor Horacio Caballero, presidente da Associação de Defensores Públicos do Paraguai (ADEPPY), com foco na implementação de tecnologias que possam melhorar a eficiência do sistema de defesa pública.

Outro momento significativo foi a capacitação oferecida na Associação de Advogados do Paraguai, liderada pelo Doutor Jorge Arturo Daniel Sabe, que contou com a participação de advogados e magistrados. Essa sessão abordou a transformação digital do Direito com o uso da IA, com especial atenção para o papel dos advogados nesse novo cenário.

Na Escola Judicial da Universidade Nacional de Assunção (UNA), o Doutor Vinícius conduziu mais uma capacitação sobre IA voltada para advogados, magistrados e estudantes de Direito, reforçando como a tecnologia pode impulsionar a prática jurídica, tornando-a mais eficiente.

A agenda também incluiu uma capacitação com a Associação de Fiscais do Paraguai, em que 350 fiscais participaram de uma sessão sobre o uso da IA no combate ao crime e na gestão de processos investigativos. O evento contou com a presença do presidente da Associação de Fiscais, Doutor Augusto Salas.

Encerrando a agenda, foi realizado um jantar com autoridades universitárias de destaque, incluindo o decano da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade UNIDA, Doutor Diego Renna, e a decana da Faculdade de Gestão, Doutora Ana Karina Prieto Godoy, consolidando as perspectivas de colaboração acadêmica para o futuro.

— A agenda internacional no Paraguai foi um marco importante para o fortalecimento das relações acadêmicas e jurídicas entre os dois países. As reuniões com autoridades de renome, as palestras e as capacitações sobre IA aplicada ao Direito abriram novas possibilidades de colaboração, destacando o papel da tecnologia na modernização do sistema jurídico. Essa cooperação promete render frutos no desenvolvimento de projetos conjuntos que impactarão positivamente tanto o Brasil quanto o Paraguai — avaliou o professor Doutor Vinícius Almada Mozetič.