Alimentação saudável é tema de atividade no colégio Superação
A Educação Ambiental, Nutricional e Farmacológica foi tema de atividade para alunos do Colégio Superação da Unoesc Videira, reunindo professores e alunos do 4° ano para aulas interativas. No início do mês de abril, foi realizado um encontro sobre Alimentação Saudável, assunto abordado pela professora Ana Paula Ariotti, coordenadora do curso de Nutrição. Para iniciar as […]
Publicado em 11/05/2017
Por Unoesc
A Educação Ambiental, Nutricional e Farmacológica foi tema de atividade para alunos do Colégio Superação da Unoesc Videira, reunindo professores e alunos do 4° ano para aulas interativas.
No início do mês de abril, foi realizado um encontro sobre Alimentação Saudável, assunto abordado pela professora Ana Paula Ariotti, coordenadora do curso de Nutrição. Para iniciar as atividades, a professora pediu aos alunos se eles conheciam os alimentos, suas propriedades e se já os haviam experimentado. Houve trocas de informações e ela seguiu com a seguinte frase: ”Somos o que comemos”.
Em seguida, foram apresentados vários alimentos de diversas cores – vermelhos, amarelos, verdes, roxos, brancos, cada cor indicando uma vitamina diferente, mostrando a necessidade de um prato variado para alcançarmos um equilíbrio saudável.
Ana Paula também mostrou imagens de crianças que fazem uso diário em excesso de alimentos não saudáveis e também o que falta deles pode ocasionar.
Todos tiveram oportunidade de participar, socializando seus comentários e preocupações. Foi abordado o assunto preconceito com a obesidade e a anorexia. Ao final da palestra, os alunos degustaram tomatinhos cereja, folhas de hortelã e caquis visando à experimentação de alimentos in natura para ressaltar seu paladar abrindo-se a outros sabores.
— Os alunos também ficaram preocupados com os alimentos do lanche – normalmentepreparado pelos pais. E sensíveis à preocupação dos alunos, o projeto irá se estender para oportunizar a participação dos pais, com orientação na elaboração do lanche escolar — destacou a professora.
O próximo encontro sobre alimentação saudável será na cozinha com a preparação de receitas saudáveis para o dia a dia.
— O objetivo é fazer com que as crianças aprendam hábitos mais saudáveis, naturais e menos industrializados. Desta forma, estamos orientando à adesão a um estilo de vida mais simples e saudável — afirmou.