Página inicial O que acontece Aluna de Nutrição tem artigo publicado em revista científica nacional
Graduação Pesquisa Videira

Aluna de Nutrição tem artigo publicado em revista científica nacional

A legislação pertinente e a percepção do consumidor em relação aos biscoitos integrais foi título de artigo produzido pela diplomada do curso de Nutrição da Unoesc Videira, Thayla Diana Parise, resultante do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orientado pela professora Marceli Pitt Coser, dada a relevância do tema no cotidiano da população, o […]


A legislação pertinente e a percepção do consumidor em relação aos biscoitos integrais foi título de artigo produzido pela diplomada do curso de Nutrição da Unoesc Videira, Thayla Diana Parise, resultante do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Orientado pela professora Marceli Pitt Coser, dada a relevância do tema no cotidiano da população, o texto foi publicado pela revista cientifica nacional Demetra, Alimentação, Nutrição & Saúde, periódico da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, na edição de fevereiro de 2020.

O estudo, que originou o artigo, foi realizado em três supermercados da cidade de Videira – SC e contemplou duas etapas: análise de rótulos por meio de checagem e aplicação de questionário em aproximadamente 150 consumidores. O trabalho objetivou verificar se as informações ou discursos nutricionais presentes nos rótulos de biscoitos integrais estão de acordo com a legislação geral de rotulagem, e também averiguar a percepção dos consumidores frente às alegações, bem como sua preferência e consumo desses produtos.

Os alimentos integrais, especialmente pela concentração de fibras, oferecem inúmeros benefícios para a saúde humana. Eles compõem a dieta dos consumidores, sendo a rotulagem o principal meio de comunicação entre indústria produtora e quem os consome, não existindo legislação específica para essa categoria de alimentos.

Os resultados do estudo evidenciaram inadequações, destacando-se a utilização de informações não previstas em lei, que podem induzir o consumidor a dúvidas e erros. Quanto à percepção dos consumidores, estes, majoritariamente, acreditam que para um alimento ser considerado integral, deve conter no mínimo 50% dessa fonte de ingrediente, e os associam a benefícios à saúde. Contudo, verifica-se a necessidade de desenvolver ações que promovam educação nutricional, bem como rigidez, cumprimento das leis vigentes e novos planejamentos de normas técnicas específicas para alimentos integrais, a fim de estabelecer critérios quanto à determinação desse grupo de alimentos.

—Essa atividade foi muito gratificante, afirmou a professora orientadora do estudo, Marceli Pitt Coser. Modular uma ideia até ela tomar forma de pesquisa e ver resultados bem diferentes dos esperados é um verdadeiro aprendizado, ainda mais quando o esforço é reconhecido em uma publicação científica. É uma mistura de ânimo e prazer em poder contribuir um pouquinho com a ciência— pontua.

O artigo foi publicado em português e inglês e as pesquisadoras  convidam a população a compreender mais esse universo inespecífico da rotulagem de biscoitos, e lendo o trabalho na íntegra, perceber que podem estar sendo induzidos ao erro.

Clique aqui para acessar o artigo.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.