Alunos da UMIX desenvolvem suas habilidades artísticas por meio da pintura de girassóis
Com propósito de proporcionar conhecimento sobre a origem da arte como um legado da produção artística da humanidade e a compreensão da inserção da arte no cotidiano de cada um, os alunos da Universidade da Melhor Idade de Xanxerê (Umix) tiveram, no mês de agosto, a disciplina de Artes. De acordo com a ministrante da […]
Publicado em 02/09/2022
Por Unoesc
Com propósito de proporcionar conhecimento sobre a origem da arte como um legado da produção artística da humanidade e a compreensão da inserção da arte no cotidiano de cada um, os alunos da Universidade da Melhor Idade de Xanxerê (Umix) tiveram, no mês de agosto, a disciplina de Artes.
De acordo com a ministrante da disciplina, professora Sandra Abello, as atividades desenvolvidas permitiram observar a importância da expressão artística como forma de um fazer que expressa emoções, sentimentos e busca sentidos na percepção do entorno.
— Foi desafiador e ao mesmo tempo intrigante para este grupo de pessoas. Foram levados a compreender que a arte está em todo lugar, basta que a encontremos e que a vejamos com um olhar estético e apreciativo para potencializar e valorizar a produção humana no âmbito artístico — comentou a professora.
Este módulo buscou a ressignificação da arte na memória, no registro e na vida de cada um dos participantes, algo que poderia estar adormecido ou esquecido. Estudaram os períodos da história da arte, dentre eles o Barroco que se destacou na construção e na ornamentação das igrejas. Os alunos foram provocados a investigar nas suas comunidades a origem das igrejas e, a partir dessa pesquisa, puderam contar o seu envolvimento com as comunidades.
Outra atividade realizada foi conhecer algumas obras de arte e suas origens na humanidade, visualizando os estilos artísticos com suas características, principais artistas desde a antiguidade até a contemporaneidade e estudo da arte moderna, dentre eles o artista Vicent Van Gogh.
— Os alunos puderam apreciar a obra deste artista que culminou em uma pintura de girassóis – obra preferida de Van Gogh. Elaboraram um estudo sobre o tema e pintaram um quadro como exercício prático na disciplina. O desafio para alguns foi organizar elementos visuais em uma tela, pois era a primeira vez que realizavam tal atividade. O meu propósito foi incentivá-los a pintarem mais quadros, atividade que poderia ser muito prazerosa neste momento desafiador de suas vidas, que é fazer coisas diferentes, agradáveis e relaxantes — finalizou a professora Sandra.