Alunos de Jaborá com dificuldades de aprendizagem recebem avaliação do curso de Psicologia
A Clínica de Psicologia e o Laboratório de Avaliação Psicológica da Unoesc Joaçaba, realizaram, recentemente, testes de avaliação psicológica em alunos da Escola Básica Municipal Alberto Borin de Jaborá, que apresentam dificuldades de aprendizagem. A ação foi realizada pelos estagiários da 10ª fase do curso de Psicologia, com supervisão da coordenadora da Clínica de Psicologia, […]
Publicado em 28/08/2015
Por Unoesc
A Clínica de Psicologia e o Laboratório de Avaliação Psicológica da Unoesc Joaçaba, realizaram, recentemente, testes de avaliação psicológica em alunos da Escola Básica Municipal Alberto Borin de Jaborá, que apresentam dificuldades de aprendizagem. A ação foi realizada pelos estagiários da 10ª fase do curso de Psicologia, com supervisão da coordenadora da Clínica de Psicologia, professora Marilda Saccol e da psicóloga Ana Paula Rosa.
Além de articular a cooperação da Unoesc com a comunidade, a atividade possibilitou um aprendizado diferenciado aos estagiários, através da psicologia escolar. Por meio dela, os acadêmicos perceberam a importância em realizar a avaliação com ética, a fim de não causar maiores prejuízos ao desenvolvimento da criança.
Segundo a coordenadora, professora Marilda Saccol, os problemas de aprendizagem são, na maioria das vezes, vivenciados como fracasso escolar. O mesmo, não está atribuído somente a escola ou ao aluno, mas sim, trata-se de um processo de interdisciplinaridade que se faz presente na criança.
— Essas crianças que não acompanham a demanda escolar e apresentam dificuldades de aprendizagem, sentem-se incapazes, inseguras, com baixa autoestima, experimentando sentimentos de frustração e comportamentos inadequados. Por isso a importância do processo de avaliação — falou a professora.
Dentro do processo avaliativo, mais do que elaborar um diagnóstico para as escolas, é necessário que haja uma colaboração no processo de inclusão social dessas crianças pois, um erro no diagnóstico pode diferenciar o aluno, trazendo maiores prejuízos ao seu desenvolvimento.
— Espera-se que os professores sejam capazes de acolher a diversidade e estejam abertos às práticas inovadoras em sala de aula, incluindo conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, que exercitem a avaliação direcionada para a adaptação e para a interação social entre diferentes estilos e aptidões — destacou a psicóloga Ana Paula.
O trabalho desenvolvido de forma conjunta entre aluno, escola, família e o curso de Psicologia, possibilita a integração e a criação de novas práticas pedagógicas que auxiliem o desenvolvimento das crianças.