Alunos do curso Pós Umix conhecem técnicas de conservação de alimentos para uma vida saudável
Publicado em 05/08/2024
Por Imprensa Xanxerê
Por meio da disciplina “Qualidade na Mesa: Técnicas de Conservação de Alimentos para uma Vida Saudável”, ministrada pelo professor Danny Elson Kufner, os alunos do curso “Pós Umix” criaram e apresentaram com degustação pratos de autoria própria, considerando a ementa da disciplina.
A proposta foi trabalhar a qualidade no desenvolvimento de alimentos, mostrando aos alunos que o processo de qualidade é igual para qualquer tamanho de empresa e apresentando métodos e novas tecnologias utilizadas pelas indústrias para conservar os alimentos.
A partir de uma aula teórica sobre desenvolvimento de produtos alimentícios, os alunos, divididos em grupos, trabalharam na prática. Cada grupo teve duas a três ideias que foram apresentadas e, depois, com o apoio técnico do professor, refinaram detalhes das sugestões, avaliaram os pontos importantes para desenvolver quais trariam melhores resultados e escolheram um para ser desenvolvido e apresentado. Então, depois de realizarem análises sensoriais, desenvolveram o produto para apresentação e degustação aos convidados.
Os alunos do curso comentam sobre a atividade.
— Eu achei muito bom. A gente fez um trabalho em grupo, com uma receita de família e todos gostaram. Só tenho a agradecer à Unoesc pela oportunidade de aprender — Neide Krahl.
— A atividade realizada foi um momento único para nosso grupo, pois nos aproximamos ainda mais, buscamos algo novo e interessante, saímos do conforto para acrescentar conhecimentos que mexeram com as nossas mentes. Só temos a agradecer a toda a família Unoesc, com quem queremos crescer ainda mais — Natalina Vargas.
— Foi muito legal. Os grupos receberam bem a proposta do professor Danny e acho que fizeram o melhor. Estava tudo bem organizado e todos gostaram, recebemos muitos elogios. Gratidão por esses momentos — Dargita Testa Ferreira.
— Foi muito especial. No início assustou, mas depois as coisas começaram a fluir e todos participaram, tiveram interesse em enriquecer o conteúdo, pesquisaram muito. Atividades como esta só vem a somar em nossas vidas — Cleci Fabiani.
Para o professor Danny, o resultado foi surpreendente. Os alunos tiveram várias ideias e o objetivo da prática da disciplina foi alcançado.
— Os alunos interagiram, pensaram, discutiram até concretizar a ideia que foi apresentada. Muitos têm espírito empreendedor, e tínhamos o objetivo de despertar isso neles. Para o desenvolvimento dos rótulos, alguns alunos contaram até com ajuda de filhos e netos, interagindo ainda mais o trabalho proposto — finalizou o professor.