Página inicial O que acontece Ao completar 28 anos de credenciamento no MEC, Unoesc é a melhor Universidade Comunitária de SC
Notícia

Há 28 anos, a Unoesc foi credenciada no Ministério da Educação (MEC). A partir daí, tornou-se uma Universidade autônoma, o que permitiu que pudesse oferecer novos cursos e crescesse exponencialmente. De lá para cá, o trabalho se intensificou, o envolvimento com a comunidade expandiu e hoje é a melhor Universidade Comunitária de Santa Catarina, conforme a classificação no Índice Geral de Cursos (IGC) contínuo, atribuído pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao MEC.

— Todo o trabalho para o credenciamento no MEC foi acompanhado pelos professores Aristides Cimadon e Luiz Carlos Lückmann, reitor da Unoesc na época, e se juntou aos esforços de toda a equipe que aqui atuava. Os anos passaram, os desafios mudaram e muitas outras pessoas somaram esforços para edificar a Unoesc como a grande Universidade que é hoje. Enaltecemos o trabalho de todos — comentou o reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.

A Unoesc está presente nas cidades de Joaçaba, Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste, Chapecó, Capinzal, Campos Novos, Concórdia, Maravilha, Pinhalzinho, São José do Cedro e Xaxim. Oferece cursos de Graduação, Especialização, Mestrado, Doutorado, Extensão e Técnicos. Ao longo de sua história, já diplomou quase 100 mil estudantes.

A contribuição da Universidade vai além da formação de milhares de estudantes, como também nas diversas ações de caráter comunitário que realiza nas regiões em que está inserida. Só em 2023, conforme o último Relatório Social, mais de 242 mil pessoas foram beneficiadas nas áreas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Ciências Contábeis e por meio de atividades na área de Educação, atendimentos de Medicina (Ambulatório Universitário – AMU), Enfermagem, em saúde animal, ao idoso e assistência jurídica. Além disso, cerca de 360 mil pessoas foram atendidas por meio dos projetos e cursos de extensão, envolvendo diversas áreas como cultura, esporte, entre outras.

O reforço da sua grade de cursos, concentrando-se na formação profissional e promovendo o aprendizado contínuo, conhecido como “lifelong learning”, além do fomento à inovação, dos 16 objetivos estratégicos definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e da pesquisa aplicada para impulsionar inovações que abordam desafios regionais, serão trabalhados nos próximos anos pela Universidade.

— A Unoesc faz parte da vida e constrói o futuro. Temos orgulho disso e seguiremos atuando para transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento — finalizou o professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.