Página inicial O que acontece Arquitetura e Urbanismo presta serviço de consultoria ao município de Itá
Cultura Graduação Xanxerê

Arquitetura e Urbanismo presta serviço de consultoria ao município de Itá

O curso de Arquitetura e Urbanismo, da Unoesc Xanxerê, prestou serviço de consultoria e assessoria para elaboração das diretrizes das áreas de interesse de cultura, história e arquitetura do município de Itá. A atividade esteve vinculada aos componentes curriculares de Patrimônio Histórico e Restauração (9ª fase), Planejamento e Desenvolvimento Urbano II (7ª fase) e Tecnologia […]


O curso de Arquitetura e Urbanismo, da Unoesc Xanxerê, prestou serviço de consultoria e assessoria para elaboração das diretrizes das áreas de interesse de cultura, história e arquitetura do município de Itá. A atividade esteve vinculada aos componentes curriculares de Patrimônio Histórico e Restauração (9ª fase), Planejamento e Desenvolvimento Urbano II (7ª fase) e Tecnologia do Urbanismo (5ª fase).

Na oportunidade, acadêmicos e professores do curso, durante o período de sete meses e a convite da Prefeitura Municipal de Itá, auxiliaram aquele município na elaboração das Diretrizes das Áreas de Interesse Cultural, Histórico e Arquitetônico. Dessa forma, buscou-se complementar os artigos 68 a 74 da Lei Complementar n. 053, de 11 de dezembro de 2008, que compreende parte do Plano Diretor do município.

— Assim, pôde-se propor os instrumentos de proteção do patrimônio histórico, cultural, artístico e arquitetônico, a forma que as diretrizes se enquadrariam no zoneamento do município, as políticas de proteção aos bens culturais, naturais e artísticos e a proteção do patrimônio arquitetônico de Itá. Ainda, foram elaboradas as diretrizes do plano especial de manejo e proteção e as ferramentas de gestão patrimonial — explica o coordenador do curso e participante do serviço, professor Anderson Saccol Ferreira.

A atividade ainda constou de formas que possibilitam o tombamento do Patrimônio Cultural, Histórico e Arquitetônico e que podem ser constituídas por bens móveis e imóveis de natureza material e imaterial tomados individualmente ou em conjunto, existentes em seu território urbano ou rural, e cuja preservação seja de interesse público, com valor histórico, cultural, artístico, arquitetônico, ecológico, documental, religioso, turístico, científico, etnográfico, arqueológico e paleontológico.

Os resultados das diretrizes das Áreas de Interesse Cultural, Histórico e Arquitetônico foram apresentados à comunidade no 3° Seminário Regional de Arquitetura de Itá e, posteriormente, ao Conselho de Desenvolvimento e à Câmara de Vereadores, que aprovou como Lei Complementar n. 131, de 20 de novembro de 2016, dispondo normas relativas ao Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Cultural de Itá, regulamentando o capítulo XI da Lei Complementar n. 53, de 11 de dezembro de 2008.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.