Página inicial O que acontece Arraiá da Melhor Idade e Feira do Empreendedor animam a Unoesc Chapecó
Graduação Chapecó

Arraiá da Melhor Idade e Feira do Empreendedor animam a Unoesc Chapecó


Pé de moleque, paçoca, música típica e quentão ajudaram a aquecer a tarde da terça-feira (25) em Chapecó. O Arraiá da Melhor Idade envolveu os estudantes da Universidade da Melhor Idade (UMIC) e também professores e colaboradores da Instituição em um evento cheio de alegria. Além da festa, negócios! A 1ª Feira do Empreendedor UMIC possibilitou a negociação de alimentos saudáveis, artesanato, itens de bem-estar e brechó.

A festa junina acontece desde 2011 e atingiu o maior público nesta edição, com 232 idosos participantes.

— A partir das orientações que recebem aqui, os alunos conseguem levar conhecimento para a sociedade, para os jovens. Não é por causa da idade que a pessoa vai deixar de aprender as coisas — destaca a coordenadora dos cursos de idosos da UMIC, professora Mariluce Vieira.

A variedade de itens disponíveis na feira, produzidos, selecionados e cultivados pelos estudantes da UMIC, também chamou a atenção. O projeto é feito a partir da disciplina de “Empreendedorismo”, exclusividade da UMIC.

— Sou professora aposentada, mas chega a hora que precisamos buscar mais conhecimento. A professora nos provocou para desenvolver a feira, e eu trouxe um chá natural, que faz bem para o estômago — revela a estudante da UMIC, Ivone Martins Becker.

Em Chapecó, existem políticas públicas direcionadas à terceira idade, tanto na área da saúde, como o “Super Idade”, que promove a prática de atividades físicas, quanto a convivência, como o programa “Cidade do Idoso”. A UMIC faz parte do Programa Educação ao Longo da Vida (ELV). Foca no avanço do conhecimento e, em parceria com o poder público, oferece formação em inclusão digital e tecnológica e educação financeira. Desde sua criação foram formados aproximadamente 600 idosos. Atualmente a oitava turma está a caminho da formação.

— Nunca é tarde para começar. Além do acesso ao conhecimento, com pessoas interagindo, se nota que todos enfrentam desafios em suas rotinas. A convivência é saudável e interfere diretamente na saúde mental e emocional de cada um — defende a primeira dama de Chapecó, Fabiana Matte Rodrigues, que participou da celebração.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.