Página inicial O que acontece Artigo científico sobre construção de robô é apresentado em seminário internacional
Graduação Pesquisa Tecnologia Joaçaba

Artigo científico sobre construção de robô é apresentado em seminário internacional

O nosso papel como universidade é contribuir para a produção de conhecimento. Realizar pesquisas, elaborar projetos inovadores e traçar planos de ação que tragam desenvolvimento estratégico para a região. Neste contexto, ver nossas pesquisas sendo apresentadas em congressos internacionais nos deixa muito felizes. Principalmente quando são os nossos próprios alunos que estão expondo esses estudos. […]


O nosso papel como universidade é contribuir para a produção de conhecimento. Realizar pesquisas, elaborar projetos inovadores e traçar planos de ação que tragam desenvolvimento estratégico para a região. Neste contexto, ver nossas pesquisas sendo apresentadas em congressos internacionais nos deixa muito felizes. Principalmente quando são os nossos próprios alunos que estão expondo esses estudos.

Quem teve essa oportunidade foi o acadêmico Pábulo Felipe Ciarnoscki, da 6ª fase do curso de Engenharia Elétrica. Ele participou do 24th International Symposium on Industrial Electronics – ISIE (24º Simpósio Internacional de Eletrônica aplicada à Indústria), que ocorreu entre os dias 3 e 5 de junho, em Búzios no Rio de Janeiro. Mais de 15 países foram representados pelos seus pesquisadores neste evento.

O estudante apresentou o artigo científico Improvement of a mobile autonomous robot to participate in sumo competitions (Aprimoramento de robô autônomo para participação de competições de sumô). O estudo foi realizado durante um ano, período em que o estudante foi contemplado com uma bolsa de pesquisa, e contou a orientação dos professores Kleyton Hoffmann e Renato Gregolon Scortegagna.

Nesse projeto foi construído um robô para competições de robótica na categoria sumô autônomo de três quilos. Em 2014, eles participaram de uma competição em São Paulo e conquistaram o 5º lugar entre 32 robôs. Além das competições, o projeto traz benefícios para áreas como automação industrial, inteligência artificial, exploração de ambientes insalubres e microeletrônica.

O professor Kleyton Hoffmann destacou a importância do estudante Pábulo Felipe vivenciar essa experiência.

— É algo de grande valia para o acadêmico participar de um evento desse porte já durante a graduação, e uma oportunidade para falar outro idioma, uma vez que todas as publicações e apresentações são em inglês — ressalta.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.