Artigo de diplomado de Administração é apresentado em evento internacional
A professora da Unoesc Joaçaba Graciele Tonial, esteve apresentando um artigo oriundo de uma pesquisa desenvolvida no curso de Administração no International Forum on Knowledge Asset Dynamics – IFKAD (Fórum internacional em Dinâmicas de Ativos de Conhecimento, em tradução livre) realizado pela Universidade da Basilicata entre os dias 5 e 7 de junho na cidade de Matera na Itália. […]
Publicado em 24/06/2019
Por Unoesc
A professora da Unoesc Joaçaba Graciele Tonial, esteve apresentando um artigo oriundo de uma pesquisa desenvolvida no curso de Administração no International Forum on Knowledge Asset Dynamics – IFKAD (Fórum internacional em Dinâmicas de Ativos de Conhecimento, em tradução livre) realizado pela Universidade da Basilicata entre os dias 5 e 7 de junho na cidade de Matera na Itália. Participaram também do evento, pesquisadores de diversos países como Espanha, Itália, Finlândia Brasil, China, Coreia, Estados Unidos, entre outros.
O artigo apresentado tem como título Knowledge Management Practices in technology-based SMEs (Práticas de Gestão do Conhecimento em PMEs -pequenas e médias empresas- de base tecnológica, em tradução livre) e conforme detalha a professora teve como base a pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico Lucas Paganini. O artigo trata de como as empresas (PMEs) de pequeno e médio porte, de base tecnológica da região do meio oeste de Santa Catarina, desenvolvem suas práticas e/ou rotinas de Gestão de Conhecimento.
— É preciso considerar que o conhecimento é um recurso valioso para as organizações nos dias atuais, e empresas que desenvolvam práticas e rotinas para adquirir, compartilhar e reter esse conhecimento terão vantagem competitiva no mercado. Os achados do estudo contribuem de forma prática para que os gestores das organizações possam ampliar sua visão sobre a importância destes recursos valiosos para suas organizações — afirmou a professora Graciele Tonial.
A professora destacou ainda, que foram realizadas muitas as trocas de informações ao longo do evento e ampliadas as possibilidades de inserção da Unoesc no cenário internacional, principalmente com o alcance gerado pelo trabalho desenvolvido pelo aluno com o apoio da Universidade.
— A participação em eventos internacionais é de suma importância pois leva ao conhecimento da comunidade acadêmica internacional os trabalhos desenvolvidos pela Unoesc elevando o nome de nossa instituição internacionalmente — concluiu Graciele.