Atividade destaca a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento das crianças
A Ludicidade e o Princípio Formativo foram tema de atividade de extensão do componente curricular de Recreação do curso de Educação Física da Unoesc Videira, ministrada remotamente pela professora e coordenadora do mesmo curso em Joaçaba, professora Elisabeth Baretta. Na sua fala, ela destacou várias obras do artista brasileiro Candido Portinari e discorreu sobre o […]
Publicado em 18/06/2020
Por Unoesc
A Ludicidade e o Princípio Formativo foram tema de atividade de extensão do componente curricular de Recreação do curso de Educação Física da Unoesc Videira, ministrada remotamente pela professora e coordenadora do mesmo curso em Joaçaba, professora Elisabeth Baretta.
Na sua fala, ela destacou várias obras do artista brasileiro Candido Portinari e discorreu sobre o Díscóbolo de Míron – obra clássica criada pelo escultor grego Míron, que simboliza a Educação física. O símbolo que atualmente encontra-se no Muzeo Nazionale Romano, destaca a perfeição dos movimentos do corpo representando a energia e vitalidade, características inerentes aos atletas.
Para Elisabeth Baretta, os acadêmicos são o futuro da Educação Física e o jogo é algo presente na vida das pessoas desde os primórdios da humanidade, e alguns elementos como raciocínio, construção dos objetos e a ludicidade, fazem parte da história da humanidade.
Ela destacou que as brincadeiras fazem parte da vida da criança e um dos aspectos a serem destacado na ludicidade são as casas de espetáculos itinerantes, como exemplo os circos, visto que as atividades circenses envolvem equilíbrio, atividade manipulativa e acrobática, que podem ser trabalhadas no âmbito da Educação Física, com possibilidades de atingir êxito positivo em algo proposto na área da dança, da academia e da recreação.
O Professor Giva Lima comentou que as atividades circenses, em seu trabalho com Educação Física no ensino fundamental, envolvem as crianças e, nesse contexto criam-se universos particulares e construção de conceitos e valores.
Já professor Lindomar Palmera (Kiko), que ministra o componente de Estudos da Recreação e do Lazer, descreveu que o tema foi de extrema relevância e a palestrante contribuiu com sua experiência, resgatando o conceito e trajetória da Ludicidade e suas manifestações com as pessoas em diferentes idades.
— Importante destacar que dentro do componente de Recreação esse assunto direciona a muito mais que o simples brincar, uma vez que engloba a fantasia, a diversidade e, principalmente, o modo de como vivenciar a ludicidade.
Para Elisabeth Baretta, os professores de Educação Física são exemplos para os alunos, no sentido de postura comportamental, ética, atitudes e conduta.
— Somos formadores de opinião e nossa profissão foi impactada pela pandemia. Entretanto, após esse momento, a profissão estará em ascensão, pois as pessoas procurarão exercício físico buscando bem-estar físico e melhora na saúde— completou.
Durante a palestra, Elisabeth também lançou desafio aos acadêmicos para participar do projeto do curso de enfermagem, Cartinha do bem, onde o estudante escreve uma correspondência para pessoas internadas no hospital, sendo direcionada de acordo com o conteúdo para o paciente apropriado.