Atividade do curso de Direito promove ações de solidariedade
Publicado em 05/12/2024
Por Imprensa Unoesc
Entre os dias 1º a 22 de novembro, 52 estudantes da quarta fase do curso de Direito da Unoesc Joaçaba e Chapecó, por meio do componente curricular “Crimes em Espécie I”, promoveram a arrecadação de livros (infantis e literatura em geral), materiais de higiene pessoal, bem como a captação de doadores de sangue voluntários. As atividades foram orientadas pela coordenadora do curso de Direito da Unoesc Joaçaba, Magda Cristiane Detsch da Silva, e pela professora Sarajane Candeia.
A Atividade Prática de Extensão (Apex) foi denominada “Conexão Solidária: atos que transformam”. Ao todo foram 63 doações de sangue e arrecadados 340 livros e 140 itens de higiene pessoal. Os livros foram entregues pelos estudantes em abrigos para crianças e adolescentes, em presídios e Centros de Atendimento Socioeducativos, e os materiais de higiene pessoal, em casas de acolhimento para idosos. Instituições essas localizadas em diversas cidades da região de abrangência do curso.
— De início, realizar a tarefa se mostrou desafiador, pois muitas pessoas não estavam aptas ou não desejavam doar sangue, por exemplo. No entanto, com esforço e dedicação, consegui alguns doadores e fiquei imensamente satisfeita em saber que, por meio dessa ação, foi possível fazer a diferença na vida de quem necessita — comentou a estudante Laura Beatriz Huf.
— A iniciativa de doar e ao mesmo tempo incentivar a leitura promoveu uma comoção não somente em nós, estudantes, mas nos demais envolvidos. Um dos nossos objetivos foi de incentivar que atos como esse de doação se tornem hábito — destacou Welinton Barp.
A professora Sarajane Candeia destaca que a atividade teve ainda entre seus objetivos: estimular a consciência social e solidariedade e fortalecer a relação entre a Universidade e a comunidade.
— Considerando que cada doação pode beneficiar até quatro pessoas, a atividade atingiu até 252 pessoas, contribuindo diretamente para salvar vidas e atender à demanda de bancos de sangue locais. Já a doação de livros promoveu o acesso à cultura e à educação, incentivando o aprendizado, a reflexão e a reintegração social das pessoas atendidas, enquanto que as doações dos itens de higiene beneficiaram diretamente as pessoas atendidas, o que contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dessa população vulnerável. Estamos felizes com os resultados — avaliou a professora Sarajane Candeia.