Atividades de conscientização marcam o Dia da Água
A Unoesc participou quarta-feira, dia 22, das atividades alusivas ao Dia Mundial da Água na Praça Walnir Bottaro Daniel. Centenas de estudantes visitaram o estande da Unoesc e puderam visualizar no microscópio o protozoário Giardia Lamblia, ovos de Ascaris Lumbricoides e a bactéria Escherichia Coli. Durante a atividade, a professora Eliandra Rossi alertou o público […]
Publicado em 24/03/2017
Por Unoesc
A Unoesc participou quarta-feira, dia 22, das atividades alusivas ao Dia Mundial da Água na Praça Walnir Bottaro Daniel. Centenas de estudantes visitaram o estande da Unoesc e puderam visualizar no microscópio o protozoário Giardia Lamblia, ovos de Ascaris Lumbricoides e a bactéria Escherichia Coli. Durante a atividade, a professora Eliandra Rossi alertou o público sobre a importância de fazer a análise da água das residências a cada seis meses.
— A água com ausência de cor, odor e gosto pode esconder micro-organismos invisíveis ao olho nu — alerta a professora.
A estudante do 9º ano da Escola Juscelino Kubitscheck de Oliveira, Maria Eduarda Barp, diz que essa foi a primeira vez que visualizou no microscópio bactérias e protozoários.
— Antes eu associava a qualidade da água pela cor, odor e sabor, hoje aprendi que mesmo sendo incolor ela pode esconder micro-organismos prejudiciais à saúde — comenta a estudante.
O mascote do Laboratório de Microbiologia da Unoesc também chamou a atenção do público sobre a importância de cuidar dos mananciais hídricos e recebeu os alunos das escolas e a comunidade para tirar fotos.
As atividades da Unoesc, alusivas ao Dia Mundial da Água, iniciaram ainda no dia 9 com a realização de palestras em escolas da rede estadual de ensino. Os alunos refletiram sobre a qualidade da água na região Extremo-oeste, a partir de resultados obtidos em pesquisas, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de extensão desenvolvidas por acadêmicos. Durante as palestras, também foram discutidos os fatores responsáveis pela contaminação dos mananciais e sugeridas medidas preventivas e corretivas para melhorar a qualidade da água consumida.
— As atividades tiveram o objetivo de conscientizar a população que esses cuidados devem ser tomados o ano inteiro e não somente no mês de março — conclui a professora Eliandra Rossi.
Debate
Durante à noite, a Unoesc, por meio do curso de Direito, também promoveu o debate “A Política Nacional de Recursos Hídricos no Oeste de Santa Catarina”. O debate contou com a participação do coordenador do curso de Direito, professor mestre em Ciências Ambientais, Peterson Schaedler; da bióloga, professora doutora em Microbiologia Agrícola e do Meio Ambiente, Eliandra Mirlei Rossi e do engenheiro ambiental responsável pela elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio da Antas, Mateus Tengaten.
O coordenador do curso, professor Peterson Schaedler, destacou a importância de debater o tema. Peterson salientou que a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e ter a participação da comunidade.
— A Constituição Federal (CF) estabelece que todos têm direito ao meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado. Esse ambiente sadio passa pela qualidade dos nossos recursos naturais, entre eles o nosso potencial hídrico — frisou o professor.