Atividades do Circuito Regional de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento obtém mais de 18 mil acessos
A Pandemia do Coronavírus exigiu que os eventos acadêmicos fossem adaptados para o mundo virtual e, o mais recente deles, o “Circuito Regional de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento” realizado pela Unoesc, entre os dias 19 e 23 de outubro, foi sucesso de público e de trabalhos científicos apresentados. O evento on-line, aberto a toda a comunidade […]
Publicado em 28/10/2020
Por Unoesc
A Pandemia do Coronavírus exigiu que os eventos acadêmicos fossem adaptados para o mundo virtual e, o mais recente deles, o “Circuito Regional de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento” realizado pela Unoesc, entre os dias 19 e 23 de outubro, foi sucesso de público e de trabalhos científicos apresentados.
O evento on-line, aberto a toda a comunidade de forma gratuita, teve como tema: “Inteligência artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira” e apresentou os resultados dos projetos de Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica (IT), projetos e programas de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Residência Pedagógica, dos Programas de Pós-graduação lato sensu e stricto sensu. A visualização dos trabalhos, palestras e interações nas salas virtuais somaram mais de 18 mil acessos.
A abertura do Circuito aconteceu na segunda-feira (19). A live foi transmitida pelo canal da Unoesc no YouTube. Além das falas do reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, da Pró-reitora de Graduação, professora Lindamir Secchi Gadler e do coordenador geral de pesquisa, pós-graduação, extensão e inovação, Jovani Antonio Steffani, o evento contou com a palestra do CEO do Valle Innovation Founder da Valle Innovation, Fernando Figueiredo, que falou sobre o ecossistema de inovação no Vale do Silício. Na sequência, o PhD na área de Ciências da Computação Giancarlo Dondoni Salton, falou sobre inteligência artificial e a Pesquisadora na área de Microbiologia Aplicada, Maria Vitória Valoto contou sobre suas descobertas científicas e como a educação mudou sua vida.
Nos dias 19 e 20 foram apresentadas as pesquisas do PIBIC e PIBITI ao CNPQ, e de 21 a 23 de outubro a apresentação de trabalhos nos campi. O evento congregou um resultado histórico de trabalhos submetidos e aprovados. Foram socializadas 496 atividades de Pesquisa, 455 de Ensino e 74 de Extensão, totalizando 1025 trabalhos submetidos por acadêmicos, professores, diplomados e pesquisadores da Unoesc.
Na sexta-feira aconteceu o encerramento do evento com as palestras do engenheiro de computação Felipe André Zeiser, que falou sobre os impactos da Iniciação Científica na formação acadêmica e profissional e do professor Tiago Zonta falando sobre Mentoria, Pesquisa, tecnologias e mercado de trabalho. Por fim, a professora doutora Sayonara de Fátima Teston, reforçou o necessário equilíbrio entre a vida pessoal, acadêmica e profissional, como condição de uma vida saudável e realizada diante das múltiplas faces e exigências da vida.
— A Unoesc, a comunidade acadêmica e a nossa região agradecem ao CNPq, CAPES, Fapesc, Uniedu, Finep, Prouni e ao Sistema Acafe pelos recursos que potencializam a pesquisa — afirmou o Reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon.
O coordenador geral de pesquisa, pós-graduação, extensão e inovação, da Unoesc, professor Jovani Antonio Steffani destacou:
— A pesquisa é inegavelmente a base do desenvolvimento e a força motriz de qualquer nação, cujos resultados estão presentes em todos os momentos das nossas vidas afirmou — Jovani.
Já o professor diretor de graduação da Unoesc Chapecó, Celso Paulo Costa que atuou na organização do Circuito Regional, comentou que o formato on-line marcou uma nova dinâmica do evento que, até então, era presencial.
— Tivemos muito êxito na disseminação da nossa produção científica e esperamos que além da divulgação do resultado, as pesquisas realizadas pela Unoesc possam impactar na qualidade de vida e desenvolvimento das regiões — finalizou o professor.