Atividades lembram Dia Nacional da Consciência Negra
O curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou no dia 20 de novembro uma ação sobre o Dia Nacional da Consciência Negra na área de convivência do campus. Houve uma dramatização sobre o Navio Negreiro, de Castro Alves, demonstrando todo o sofrimento nessa travessia e, logo após o som da cantora africana Sona Jobarteh, foi realizada […]
Publicado em 26/11/2018
Por Unoesc
O curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou no dia 20 de novembro uma ação sobre o Dia Nacional da Consciência Negra na área de convivência do campus. Houve uma dramatização sobre o Navio Negreiro, de Castro Alves, demonstrando todo o sofrimento nessa travessia e, logo após o som da cantora africana Sona Jobarteh, foi realizada uma atuação étnico-performática pelos acadêmicos, que apresentaram as frutas trazidas ao Brasil pelos povos africanos, as roupas, a arte, a cultura e sua história.
Essa data de 20 de novembro foi criada por um quilombola, no Rio Grande do Sul, para lembrar e homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695.
A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que transformou a data em comemoração nacional. Mas foi em 2011, por meio da lei federal (12.519), que o dia o 20 de novembro foi oficializado como Dia Nacional da Consciência Negra.