Atividades marcam retorno da Uniti em Videira
A quarta-feira, 24 de julho, marcou o retorno às aulas para os cerca de 160 alunos matriculados no programa Universidade da Terceira Idade (UNITI) da Unoesc Videira. Recebidos no auditório do campus, os alunos participaram de palestras, quando o professor Sidnei Grigolo trabalhou o tema Resignificar a Vida na Terceira Idade, enquanto a professora e bombeira […]
Publicado em 02/08/2019
Por Unoesc
A quarta-feira, 24 de julho, marcou o retorno às aulas para os cerca de 160 alunos matriculados no programa Universidade da Terceira Idade (UNITI) da Unoesc Videira. Recebidos no auditório do campus, os alunos participaram de palestras, quando o professor Sidnei Grigolo trabalhou o tema Resignificar a Vida na Terceira Idade, enquanto a professora e bombeira comunitária Josieli Guarnieri Ferreira falou sobre acidentes domésticos, como evitá-los e quais podem ser as consequências.
Formatura
Já no sábado, dia 27, foi realizada a formatura da 5ª turma em ato que contou com a presença da direção do campus, familiares, amigos e convidados.
A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor de campus Ildo Fabris, que elogiou os formandos pela atitude de realizar o sonho seja em qualquer idade.
A formanda e oradora da turma, Elide Denardi, afirma que foi um grande desafio. Ela conta que em 2017 foram convidadas para fazer “faculdade para idoso”. Em meio a dúvidas, resolveu, assim como as demais colegas, encarar e aceitar a oportunidade que não tiveram na juventude.
— Vencemos o medo, nos surpreendemos com a acolhida e hoje só temos a agradecer a Deus, à família e a todos os professores. Tudo valeu a pena e aqui estamos nós, vestindo esta roupa, que todas, como eu, sonhavam em vestir, descer a rampa do auditório da Unoesc e receber nosso diploma. Estou muito feliz— finalizou Elide.
Já a coordenadora, Magali Beatriz Augusto, homenageada como paraninfa da turma, diz que alguns conceitos apontam que existe um tempo certo para se chegar a Universidade, que tem tempo certo para casar, ter filhos, para ter mais experiência. No entanto, afirma ser contraditório, porque o tempo certo é aquele que quando a vida oferece oportunidades elas são aproveitadas.
— A Uniti é um exemplo disso, onde a Unoesc abre as portas para quem já possui um “acumulo de juventude”, voltar a estudar, conhecer novos amigos, trocar experiência, aprender novos conhecimentos e principalmente ser feliz — afirmou.
A Uniti é direcionada para pessoas de ambos os sexos, com mais de 50 anos de idade, sem necessidade de comprovação escolar. O curso já formou expressivo número de pessoas e continua abrindo novas turmas para possibilitar que as pessoas venham em busca do conhecimento, lazer, convívio com seus pares, independente do tempo ou idade. As aulas são ministradas todas as quartas-feiras no período da tarde. Além da sala de aula, há diversas atividades, como palestras com profissionais de variadas áreas e oficinas, além de viagens de estudos e passeios.