Atuação do Setor de tecnologia da informação faz a diferença na realização das atividades on-line
Com a pandemia do novo Coronavírus, muitas empresas, organizações e a sociedade, de modo geral, precisaram se reinventar e descobrir novas formas de fazer as atividades que são essenciais ao mesmo tempo em que era necessário colocar a saúde e segurança das pessoas em primeiro lugar. Na Unoesc, professores e acadêmicos precisaram se adaptar e estão conectados […]
Publicado em 29/04/2020
Por Unoesc
Com a pandemia do novo Coronavírus, muitas empresas, organizações e a sociedade, de modo geral, precisaram se reinventar e descobrir novas formas de fazer as atividades que são essenciais ao mesmo tempo em que era necessário colocar a saúde e segurança das pessoas em primeiro lugar. Na Unoesc, professores e acadêmicos precisaram se adaptar e estão conectados realizando aulas e atividades principalmente por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.
Diante disso, o suporte da TI da Universidade tem sido imprescindível para essa nova realidade. De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unoesc Kurt Schneider, as atividades no ambiente virtual já ocorriam de forma controlada e com o anúncio da quarentena foi necessário expandir, dando acesso aos colaboradores e todos os alunos, o que foi realizado em pouco tempo.
— A forma de trabalho já existia, mas, precisamos adaptar para a alta demanda. Em cerca de quatro horas conseguimos estabelecer que todos que estavam em casa tivessem acesso. Para os colaboradores o acesso é feito por meio de uma rede segura onde ele faz conexão acessando os softwares que já utiliza. Já para os acadêmicos temos todo um aparato para que consigam acompanhar as aulas por meio do sistema acadêmico que foi desenvolvido dentro da Unoesc e integrado com outras ferramentas de mercado — explicou Kurt.
O acadêmico pode acessar o sistema pelo celular, notebook, desktop ou tablet que tenha acesso a internet, podendo consultar os materiais disponibilizados pelo professor, o site da Unoesc e o espaço da biblioteca para leitura on-line. Ele também tem acesso a atividades diversas e webconferência que são feitas em tempo real e ficam gravadas para posterior consulta, junto com questionários e explicações que o professor por ventura faça em um quadro, disponibilize em slides ou até mesmo em vídeos de outras plataformas com direitos autorais
Kurt ressalta ainda que a experiência em disponibilizar um ambiente virtual em uma universidade como a Unoesc, de modo que todos possam continuar realizando suas atividades home-office, tem sido única.
— Estreitamos a relação entre os colaboradores do setor, passamos a trabalhar em três turnos e realizamos reuniões com frequência por ferramentas também virtuais. Mesmo estando longe conseguimos fazer com que a Unoesc não pare e isso é tem sido uma experiência incrível — disse.
E, o espaço para atuação dos colaboradores e acadêmicos em sala de aula foi reinventado, tal processo tem recebido elogios por parte de dos que estão utilizando essa plataforma.
— Fomos direcionados para as aulas mediadas por tecnologia e no momento seguinte já tivemos acesso a uma estrutura de excelente qualidade. Além disso, a rapidez no atendimento às demandas e o suporte oferecido pelo Setor de Tecnologia da Informação nos dá uma incrível tranquilidade para, em meio a pandemia, fazer nosso trabalho. Tudo funciona muito bem. Parabenizo todo o setor de TI da Unoesc pelo excelente trabalho realizado — destacou o professor Rudy José Nodari Junior.
*Texto com a colaboração Fernanda Mingori