Audiolivro Rio Inventado é lançado na região
O projeto Rio Inventado, de autoria de Rita Socreppa Baratieri, cuja obra literária foi publicada pela Editora Unoesc, circulou no mês de março, incluindo o lançamento do audiolivro com narração de Jqueline Silveira, Edição Artur Lunardi, e Trilha musical André Luiz. Primeiramente, o Rio Inventado foi apesentado no Espaço de Arte Morada da Floresta, em Joaçaba. Depois, […]
Publicado em 12/04/2022
Por Unoesc
O projeto Rio Inventado, de autoria de Rita Socreppa Baratieri, cuja obra literária foi publicada pela Editora Unoesc, circulou no mês de março, incluindo o lançamento do audiolivro com narração de Jqueline Silveira, Edição Artur Lunardi, e Trilha musical André Luiz.
Primeiramente, o Rio Inventado foi apesentado no Espaço de Arte Morada da Floresta, em Joaçaba. Depois, em duas escolas no município de Vargem, a Escola Municipal Padre Alberto Leopoldo Bosing e a Escola Estadual Deputado Augusto Bresola, onde Rita e seu projeto foram recepcionados pelos estudantes.
Na sequência, São José do Cerrito. Com apoio da Secretária de Educação, foram realizados dois eventos na cidade. O primeiro ocrreu no período da manhã, na Ponte do Canoas, lugar de nascimento da escritora. No período da tarde, o audiolivro Rio Inventado foi apresentado aos estudantes da Escola Básica Mauro Gonçalves e para toda a comunidade.
Após os lançamentos aconteceram duas rodas de conversa com contadores de causo, rezadores, bordadeiras, pescadores, lideranças da comunidade, reverenciando o espaço da escuta e valorizando o patrimônio imaterial do povo ribeirinho. Projeto Rio Inventado em áudio, foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021– executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Imagine, a infância do menino Aguado com poderes poéticos que permite a gente, “pôr o rio no bolso, dobrar e colocá-lo debaixo do braço”. Íntimo que é das águas, ele lança suas dúvidas e perplexidades de menino em estado de descoberta do mundo. Lá na beira daquele rio existiu a negra, lavadeiras cheia de cantos e histórias.
Rita de Cassia Socrepa Baratieri, nasceu 1967, à beira do Rio Canoas, em São José do Cerrito/SC. Escritora, educadora, contadora de histórias, produtora cultural pela Tendarte Cia de Joaçaba. Atua com pesquisa, narrativas artísticas desde a oralidade a publicação de livros.
*Com informações Ascom Projeto Rio Inventado.