Aula demonstra atuação do nutricionista durante pandemia em locais que produzem alimentos
Devido à pandemia do Coronavírus, as aulas ministradas pelo curso de Nutrição da Unoesc Videira estão acontecendo de forma remota, utilizando vários recursos tecnológicos para que o plano de ensino e aprendizagem seja seguido conforme planejado. A aula ministrada no dia 08 de abril para acadêmicos no componente curricular “Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição […]
Publicado em 14/04/2020
Por Unoesc
Devido à pandemia do Coronavírus, as aulas ministradas pelo curso de Nutrição da Unoesc Videira estão acontecendo de forma remota, utilizando vários recursos tecnológicos para que o plano de ensino e aprendizagem seja seguido conforme planejado.
A aula ministrada no dia 08 de abril para acadêmicos no componente curricular “Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição I”, da 5ª fase, abordou sobre a atuação do nutricionista em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), durante pandemia do Coronavírus (COVID-19).
A professora e nutricionista Marina Balestrin explica que os acadêmicos necessitam estar atualizados e cientes de que esta profissão tem como objetivo proteger a saúde da população em geral e dos profissionais da área. Além disso, procurar estabelecer condições de trabalho para os envolvidos nas atividades essenciais voltadas para o enfrentamento da pandemia.
— Contribuir para as medidas de segurança que vêm sendo determinadas pelas autoridades sanitárias e zelar pela excelência da assistência nutricional e dietoterápica prestada pela categoria à sociedade brasileira é fundamental neste momento — reafirma Marina.
A aula on-line, por webconferência, contou com a participação e relatos de depoimentos dos nutricionistas Renan Farias, Leandro Moreira, Katia do Nascimento e Juliana Derossi, que estão atuando na linha de frente em restaurantes industriais.
Todos mencionaram quais as estratégias adotadas dentro desses estabelecimentos para evitar a propagação do COVID-19.
— Os treinamentos e supervisão das Boas Práticas de Fabricação estão sendo intensificadas, os colaboradores de risco e aqueles que apresentam qualquer sintoma de gripe estão sendo afastados, os restaurantes passaram a atender com fluxos menores de pessoas no mesmo momento e, também, está sendo realizado o controle do distanciamento desses comensais durante a realização de sua refeição, contando também, com a importância da lavagem de mãos ao entrarem no refeitório para se servirem e a utilização do álcool gel 70% — relataram os profissionais.
O relato desses profissionais foi de extrema valia para que os alunos possam entender de maneira prática, quais estão sendo as estratégias adotadas por nutricionistas no ambiente de trabalho, enfatiza a professora.
Além disso, os acadêmicos tiveram acesso às novas legislações e portarias estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Nutrição para orientação do nutricionista frente à pandemia.