Aula magna debate o papel do médico veterinário
A aula magna do Curso de Medicina Veterinária da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste, debateu, na noite de sexta-feira (28), a importância do médico veterinário no contexto atual. A aula foi ministrada pelo coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), o renomado médico veterinário, Dr. Renato Herdina […]
Publicado em 01/04/2014
Por Unoesc
A aula magna do Curso de Medicina Veterinária da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste, debateu, na noite de sexta-feira (28), a importância do médico veterinário no contexto atual. A aula foi ministrada pelo coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), o renomado médico veterinário, Dr. Renato Herdina Erdman. A palestra teve a participação de acadêmicos, pais, professores e de médicos veterinários da região.
O reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, fez a abertura oficial da aula magna e destacou a importância do Curso para o desenvolvimento regional.
– A Unoesc foi criada com o objetivo de ser um instrumento de desenvolvimento nas regiões onde atua, e o médico veterinário é fundamental para a região Extremo-oeste – enfatizou o reitor.
Segundo o vice-reitor, professor Vitor Carlos D’Agostini, o Curso de Medicina Veterinária se constituirá em um dos melhores cursos da região Sul do país.
– Este é um compromisso de todos os colaboradores da Universidade e queremos que este compromisso seja também de todos os pais e acadêmicos – frisou o professor.
Durante a aula magna, o professor Dr. Renato Herdina Erdman, disse que o profissional deve ter uma formação humanista.
– O profissional precisa ter empatia pelo proprietário que está tendo perda econômica e que depende da qualidade do serviço do veterinário para auferir seus lucros ou para socorrer seu rebanho. Isso é ser humano também – destacou o professor, salientando que o médico veterinário também cuida de pessoas.
O professor Renato salientou que a Medicina Veterinária é uma área promissora. Citou dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que apontam que existem 88 áreas de atuação. Observou também, que o profissional é indispensável em qualquer indústria que utiliza matéria-prima de origem animal e em toda a produção de alimentos. De acordo com ele, atualmente, existem redes de supermercados contratando médicos veterinários para trabalhar no controle de qualidade.
A área de pequenos animais também oferece oportunidades aos profissionais e, atualmente, é um dos setores que mais emprega. O rebanho bovino também é destaque, já que o Brasil tem o segundo maior rebanho do mundo.
– Quem produzir animais terá que produzir com gestão, tecnologia e assistência de profissionais como o médico veterinário – finaliza o professor Renato.
Estrutura do Curso
O corpo docente do Curso de Medicina Veterinária é composto por mestres e doutores com formação específica na área em que atuam. Além disso, o Curso oferece uma excelente estrutura de laboratórios e um rico acervo bibliográfico aos acadêmicos. Os alunos também terão aulas na Fazenda Escola, localizada em São José do Cedro. A unidade produtiva, com ênfase na bovinocultura de leite, tem uma área física de 539.923,32 metros quadrados. No local, também serão instalados os laboratórios de Reprodução e Nutrição Animal.
As obras do Hospital Veterinário para Pequenos Animais terão início no segundo semestre deste ano. De acordo com a coordenadora do Curso, Daniele Beuron, os alunos terão aulas nas dependências do Hospital a partir da quarta-fase, quando iniciam os componentes curriculares específicos. Enquanto isso, os acadêmicos terão aulas práticas em laboratórios, visitas técnicas e de campo.
– Antes de participar de uma rotina hospitalar, o acadêmico deve estar preparado, ter habilidades e competências – avalia a professora.