Aulas on-line conectam alunos e professores do colégio Superação
Sem as aulas presenciais desde meados de março, devido ao decreto do governo do Estado, contemplando a suspensão das aulas para impedir a expansão do coronavírus, o Colégio Superação, prontamente deu início às ações de manutenção da rotina de estudos. Desde aquela data, afirma a diretora da instituição de ensino, professora Rosangela Maria Fontana, a […]
Publicado em 12/05/2020
Por Unoesc
Sem as aulas presenciais desde meados de março, devido ao decreto do governo do Estado, contemplando a suspensão das aulas para impedir a expansão do coronavírus, o Colégio Superação, prontamente deu início às ações de manutenção da rotina de estudos.
Desde aquela data, afirma a diretora da instituição de ensino, professora Rosangela Maria Fontana, a vida escolar foi estabelecida, e a rotina de estudos continua em andamento.
—Pensando em como melhor adaptar as aulas, os professores de cada matéria, encaminharam roteiros de estudo, sugerindo a continuidade do processo de aprendizagem. Em seguida, passamos a utilizar videoaulas e aulas on-line, sendo intensificadas gradualmente, considerando e respeitando a faixa etária e a adaptação dos alunos— comenta.
Nas primeiras semanas, Rosangela conta que as atividades e conteúdos foram revisionais, dos assuntos já abordados pelos professores em sala de aula e, na sequência, adotaram-se as aulas on-line. Com isso, novos assuntos começaram a ser abordados.
—Estão sendo utilizadas as atividades do material didático, atividades complementares inseridas pelos professores, além da indicação de material e atividades disponibilizados pelo portal de aprendizagem, da Rede Pitágoras— garantiu Rosangela.
No entanto, sem aulas presenciais, os professores foram orientados a reorganizarem a sequência de conteúdos de acordo com o nível de dificuldade, de modo que os assuntos de mais fácil assimilação sejam objeto de estudo durante o período de aulas mediadas por recursos tecnológicos.
—Penso que a palavra que resume a experiência de trabalhar com o Ensino Fundamental e Médio de forma não-presencial é “Diferente”. É o que está sendo possível fazer no momento. No entanto, sem dúvida, constitui-se em um desafio tanto para a escola, como para os alunos e pais— ressaltou a diretora.
Quanto às avalições, ela explica que estão sendo feitas por meio de tarefas e atividades com envio on-line ao professor, e provas com o uso de aplicativos e portfólios.
Parceria com os pais é o diferencial
Em relação ao aproveitamento pelo aluno dos conteúdos administrados, como educadora, Rosangela afirma que é preciso considerar que, até o dia 18 de março deste ano, não havia sequer a possibilidade legal de ensino não presencial para a Educação Básica, principalmente, no que se refere ao Ensino Fundamental. Assim, não há parâmetros para mensurar se está ou não ocorrendo a apropriação dos conhecimentos como se espera que acontecçam, e esta experiência única até então, não nos permite chegar a conclusões precisas.
— Cabe ressaltar, no entanto, que a parceria com os pais tem sido fundamental neste processo alternativo (mas necessário) de ensino e aprendizagem.
Nesse contexto, o Colégio Superação agradece a todos os pais pelo comprometimento em acompanhar as atividades pedagógicas propostas às crianças e adolescentes, e pelo feedback aos professores. Sabemos que em casa, também os andamento dessas atividades nem sempre tem sido fáceis. Mas também compreendemos que é um momemto importatnte de aprendizagem sobre organização, planejamento e seguimento de rotina, além da construção de saberes comportamentais fudamentais para uma vida independente futura, com autonomia e responsabilidade.
Aulas presenciais indispensáveis serão repostas
No dia 28 de abril de 2020, o Conselho Nacional de Educação divulgou parecer com orientações sobre a reorganização do calendário escolar e atividades pedagógicas não presenciais.
Ressalta-se fragmento do parecer CNE/CP nº 5/2020: “Cabe salientar que a realização das atividades pedagógicas não presenciais não se caracteriza pela mera substituição das aulas presenciais e, sim, pelo uso de práticas pedagógicas mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação que possibilitem o desenvolvimento de objetivos de aprendizagem e habilidades previstas na BNCC, currículos e propostas pedagógicas passíveis de serem alcançados através destas práticas”. Assim, considera-se que os encaminhamentos realizados possam ser contados como dias letivos, mas se entende também, que muitos conteúdos escolares demandam domínio didático-pedagógico para serem abordados e compreendidos da forma almejada, e outros conteúdos, ainda, requerem interação entre aluno e professor.
Por isso, o Colégio Superação assumiu o compromisso de fazer a reposição das aulas que forem necessárias para cumprir tais conteúdos – aqueles que necessitam de abordagem didática e interação presencial com o professor – a fim de garantir a qualidade da aprendizagem que todos, pais, alunos e escola almejam.