Página inicial O que acontece Basquete masculino do Colégio Expressivo de Xaxim conquista Jesc
Colégios Xanxerê

Basquete masculino do Colégio Expressivo de Xaxim conquista Jesc

A equipe masculina de basquete do Colégio Expressivo, da unidade de Xaxim, ficou campeã na etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) que aconteceu em Blumenau (SC), entre os dias 15 e 18 de julho.

Participaram dos jogos mais de 3,7 mil atletas, reunindo 673 escolas, em 16 modalidades, mostrando para o Brasil toda a força do esporte estudantil de Santa Catarina.

A equipe de Xaxim venceu os times de Jaraguá do Sul, São Bento, Balneário Camboriú, Brusque e Chapecó. E a vitória do campeonato foi contra Blumenau. Com a conquista, a equipe conseguiu vaga para os jogos da etapa nacional.

Jogos e resultados:

Expressivo Xaxim x Alfa Jangada de Jaraguá do Sul: 55 x 18

Expressivo Xaxim x Colégio Froebel de São Bento do Sul: 57 x 32

Expressivo Xaxim x Colégio Anglo de Balneário Camboriú: 62 x 29

Expressivo Xaxim x Colégio Marista de Chapecó: 62 x 36

Expressivo Xaxim x Colégio Cônsul de Brusque: 29 x 16

Expressivo Xaxim x Colégio Barão do Rio Branco de Blumenau: 39 x 29

Compõem o time do Colégio Expressivo os estudantes: Francisco Pallaoro Trzeciak; João Gabriel Pereira; Nicholas Pedro Bortoncello; Rafael Pedroso; Raphael Artur Pegoraro; Vicenzo Darci Varnier Guidini e Vitor Albino Valle, que são atletas do Clube de Basquete Xaxim (CBX). São treinados pelos professores Deivdi Bazzi e Sintia Castanha.

Seis jogos e seis vitórias credenciaram a equipe a representar o estado de Santa Catarina nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) que acontecerão em Recife (PE), no mês de setembro.

O Jesc é um evento escolar destinado a duas categorias: atletas estudantes na faixa etária de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. A cada edição, os estudantes vivenciam não somente atividades esportivas, mas também a construção de novas amizades e oportunidades de conhecer novos lugares e culturas.

Os treinadores acreditam que a empolgação dos atletas perante a competição ajudou na concentração e no desempenho do time e relatam.

— Nosso primeiro jogo foi contra a Escola Alfa Jangada, de Jaraguá do Sul, no dia 15. Foi uma partida em que superamos nosso adversário sem dificuldade. No mesmo dia, jogamos contra a Escola Froebel, de São Bento do Sul. Tivemos um início difícil, perdendo o primeiro período. Mas a partir do segundo, conseguimos impor nosso jogo e alcançamos a vitória. No dia seguinte, jogamos contra o Colégio Anglo, de Balneário Camboriú, impomos um ritmo forte desde o início e superamos nosso adversário, conseguindo, assim, a classificação em primeiro lugar na chave. Quarta-feira de manhã, enfrentamos o Colégio Marista São Francisco, de Chapecó, pelas quartas de final, conseguimos rodar bem o time, classificando para a semifinal. À tarde do mesmo dia, jogamos contra a equipe de Brusque, do Colégio Cônsul, em um jogo disputadíssimo, nossa defesa forte fez a diferença para sairmos vitoriosos e classificarmos para a final do campeonato. Na quinta-feira pela manhã foi o grande dia, contra o Colégio Barão do Rio Branco, de Blumenau, foi um jogo cheio de emoções e superação, com o placar alternando para as duas equipes e mais uma vez nossa forte defesa fez a diferença. Conseguindo vencer nosso forte adversário e ficamos campeões invictos.

O atleta Vitor Albino Valle comenta sobre o campeonato.

— Os jogos dessa semana foram muito bons. Alguns mais disputados, outros mais tranquilos. Os jogos contra o Marista e Cônsul foram bem difíceis e com muita emoção para quem estava assistindo, mas mesmo assim saímos vitoriosos nos dois. E no último dia de campeonato, na final contra o Colégio Barão do Rio Branco, tivemos um jogo disputado ponto a ponto até o último quarto, depois disso conseguimos abrir o placar e nos consagramos campeões do Jesc 12-14, etapa estadual de 2024.