Batalha das Pontes tem novo recorde
Os acadêmicos Guilherme Cazarin e Rafaela Balena, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, bateram novo recorde de sustentação na Batalha das Pontes, competição que tem como objetivos a construção de maquetes de pontes, usando como matéria-prima, apenas palitos de picolés, barbante e cola. Eles construíram uma ponte pesando 1,067 kg, a qual […]
Publicado em 23/05/2019
Por Unoesc
Os acadêmicos Guilherme Cazarin e Rafaela Balena, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, bateram novo recorde de sustentação na Batalha das Pontes, competição que tem como objetivos a construção de maquetes de pontes, usando como matéria-prima, apenas palitos de picolés, barbante e cola.
Eles construíram uma ponte pesando 1,067 kg, a qual suportou o peso de 556 kg, num vão livre de 80 cm, resultando em um índice de 520 Kg
O recorde anterior pertencia à Jercica Mainá Borga e Josiane Arconti, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, cuja estrutura construída em 2017, pesava 1, 285 kg, suportando uma carga de 450 kg.
A Batalha das Pontes é uma atividade proposta pelo componente curricular Resistências aos Materiais I e, conforme o professor Andrei Goldbach, chega a 11ª edição, com significativo número de participantes e estruturas apresentadas.
— Foram 24 pontes inscritas e o novo recorde saiu do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e foi para o curso de Arquitetura e Urbanismo —reitera Andrei.
O professor explica que a competição desafia os participantes a construírem uma estrutura usando palito de picolé, com vão livre de 80 cm até 1,10 m de comprimento, largura máxima de 20 cm e peso de no máximo 2 kg. Vence a ponte que atingir o maior índice, que é a relação entre peso suportado e peso próprio.
— As maquetes representam os princípios fundamentais de estruturas estáticas. Noção de vigas, pilares e telhados. Motivação para fazer arquitetura na prática — ressaltou Andrei Goldbach.
Ele explica que a competição é realizada duas vezes ao ano, sendo um semestre para estudantes de Arquitetura e Urbanismo e outro para acadêmicos das Engenharias.
— Parabéns aos vencedores e todos os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira— finaliza Andrei