Página inicial O que acontece Batalha das Pontes tem novo recorde
Graduação Geral Videira

Batalha das Pontes tem novo recorde

Os acadêmicos Guilherme Cazarin e Rafaela Balena, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, bateram novo recorde de sustentação na Batalha das Pontes, competição que tem como objetivos a construção de maquetes de pontes, usando como matéria-prima, apenas palitos de picolés, barbante e cola. Eles construíram uma ponte pesando 1,067 kg, a qual […]


Os acadêmicos Guilherme Cazarin e Rafaela Balena, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, bateram novo recorde de sustentação na Batalha das Pontes, competição que tem como objetivos a construção de maquetes de pontes, usando como matéria-prima, apenas palitos de picolés, barbante e cola.

Eles construíram uma ponte pesando 1,067 kg, a qual suportou o peso de 556 kg, num vão livre de 80 cm, resultando em um índice de 520 Kg

O recorde anterior pertencia à Jercica Mainá Borga e Josiane Arconti, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, cuja estrutura construída em 2017, pesava 1, 285 kg, suportando uma carga de 450 kg.

A Batalha das Pontes é uma atividade proposta pelo componente curricular Resistências aos Materiais I e, conforme o professor Andrei Goldbach, chega a 11ª edição, com significativo número de participantes e estruturas apresentadas.

— Foram 24 pontes inscritas e o novo recorde saiu do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e foi para o curso de Arquitetura e Urbanismo —reitera Andrei.

O professor explica que a competição desafia os participantes a construírem uma estrutura usando palito de picolé, com vão livre de 80 cm até 1,10 m de comprimento, largura máxima de 20 cm e peso de no máximo 2 kg. Vence a ponte que atingir o maior índice, que é a relação entre peso suportado e peso próprio.

— As maquetes representam os princípios fundamentais de estruturas estáticas. Noção de vigas, pilares e telhados. Motivação para  fazer arquitetura na prática — ressaltou Andrei Goldbach.

Ele explica que a competição é realizada duas vezes ao ano, sendo um semestre para estudantes de Arquitetura e Urbanismo e outro para acadêmicos das Engenharias.

— Parabéns aos vencedores e todos os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira— finaliza Andrei

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.