Página inicial O que acontece Biblioteca da Unoesc Joaçaba traz exposição dos 20 anos do grupo Cabeça Oca
Graduação Cultura Joaçaba

Biblioteca da Unoesc Joaçaba traz exposição dos 20 anos do grupo Cabeça Oca

O Cabeça Oca chega à Unoesc Joaçaba para contar a história de duas décadas do grupo. O desembarque ocorreu na noite desta quinta-feira, 10 de maio, no Espaço Cultural da Biblioteca. Na bagagem, o grupo trouxe as telas, os desenhos pintados a seis mãos com a técnica pastel, o painel com a linha do tempo […]


O Cabeça Oca chega à Unoesc Joaçaba para contar a história de duas décadas do grupo. O desembarque ocorreu na noite desta quinta-feira, 10 de maio, no Espaço Cultural da Biblioteca. Na bagagem, o grupo trouxe as telas, os desenhos pintados a seis mãos com a técnica pastel, o painel com a linha do tempo de seus trabalhos e o poema Cabeça Oca, um presente de Lindolf Bell. A exposição, que já fez escala em Milão, ficará aberta, no campus 1, até a primeira semana de junho, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 22h30, sem fechar nos intervalos, e aos sábados das 7h30 às 13h30. A entrada é gratuita.

O grupo Cabeça Oca é formado por três artistas – Claudia Marcon, Rudi Scaranto Dazzi e Sandra Poletto. Em Concórdia, eles utilizaram espaços inusitados para abordar aspectos sociais, históricos e culturais da região. Os maiores exemplos disso são os trabalhos relacionados à Guerra do Contestado e à conceituação da Mostra Símbolos.

Durante a abertura da exposição, a artista Sandra Poletto explicou que, além de funções estéticas e práticas, o grande objetivo do grupo em ocupar espaços, é estimular a comunidade para a preservação do patrimônio histórico. No final dessa matéria, Sandra participou do quadro Perfil Artístico, contando suas preferências e gostos pessoais, com respostas rápidas e simples (não deixe de conferir).

O diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unoesc, professor Júlio Cesar Ribeiro Lyra, comentou que Unoesc tem apoiado os eventos culturais que ocorrem nos municípios, fazendo a divulgação, cedendo os seus espaços e incentivando a participação de acadêmicos, professores e colaboradores.

— Desde o ano passado, a Diretoria tem estimulado as atividades culturais dentro da universidade, entre elas o coral, exposições na Biblioteca e apresentações teatrais e musicais — listou o professor Júlio.

Para o coordenador geral da Rede de Bibliotecas da Unoesc, Tiago Diersmann, é sempre uma alegria trazer essas atrações culturais. Só no ano de 2017, foram 18 exposições na Biblioteca da Unoesc Joaçaba, no campus 1.

— Trazer mais uma vez o grupo Cabeça Oca é uma forma de valorizar os artistas locais e divulgar seus trabalhos, dentro da comunidade acadêmica e externa. Por isso, buscamos, cada vez mais, estender para os outros campi, a realização de eventos culturais, trazendo músicos, artistas, escritores e trabalhando em conjunto também com os cursos da universidade  — afirmou.

Perfil artístico com Sandra Poletto

– Especialidade da casa: Aquarela
– A primeira obra: Um retrato da irmã
– Ferramenta indispensável: Originalidade
– Artista preferido: Juarez Machado
– Sonho artístico: Entrar na Bienal de São Paulo e fazer uma exposição no Pamphilj, em Roma
– Aquilo que te inspira: Natureza
– O que é arte para você: É alma, é o meu combustível, é aquilo que traz vida

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.