Biblioteca da Unoesc Joaçaba traz exposição sobre a trajetória da ponte Emílio Baumgart
A exposição sobre a trajetória da ponte Emílio Baumgart estará na Biblioteca da Unoesc Joaçaba até a próxima sexta-feira, 4 de agosto. Desenvolvida pelo colaborador da Unoesc, Marckson Kielek, a exposição conta com fotografias, banners, vídeos, quadro desenhado por Diogo de Campos, um pedaço pequeno da ponte, mostrando a sua durabilidade, alguns livros, além de […]
Publicado em 27/07/2017
Por Unoesc
A exposição sobre a trajetória da ponte Emílio Baumgart estará na Biblioteca da Unoesc Joaçaba até a próxima sexta-feira, 4 de agosto. Desenvolvida pelo colaborador da Unoesc, Marckson Kielek, a exposição conta com fotografias, banners, vídeos, quadro desenhado por Diogo de Campos, um pedaço pequeno da ponte, mostrando a sua durabilidade, alguns livros, além de uma revista que relata a construção da obra.
A ponte Emílio Baumgart foi construída no ano de 1929 sobre o Rio do Peixe, para dar acesso aos municípios de Joaçaba e Herval d´Oeste. Ao observar as fotos, o público terá uma clara visão da obra, que entrou para a história como a primeira ponte em concreto armado do mundo com 68,27 metros sem escoramentos. Com o tempo, mesmo tendo suportado três enchentes (1939, 1965, 1975), a ponte acabou sendo destruída na enchente de 1983.
Para que essa história não se perdesse, Marckson começou a se dedicar na busca por informações e regaste de dados. Além do material exposto na Biblioteca da Unoesc, o seu projeto prevê ainda o término do livro e a construção do museu Emílio Baumgart.
— Eu já faço palestras nas escolas de nossa região, contando um pouco mais dessa magnifica história, e ainda tenho projetos em andamento, como por exemplo, o museu Emílio Baumgart, monumento e maquete da ponte, fotolivro e livro infantil, projeções mapeadas, vídeos, artigo publicado na revista Concreto e Construções, e parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME) do Rio de Janeiro, para levar o conhecimento da construção da ponte para novos engenheiros. Como costumo dizer, a ponte Emílio Baumgart não será afogada pelas águas do Rio do Peixe, sua história ainda não teve um fim — afirmou Marckson Kielek.
As Bibliotecas da Unoesc disponibilizam seu espaço cultural às comunidades universitária e externa, conforme seu calendário semestral.
Programação
Dias: 24/7 a 4/8
Horário: 7h30 às 22h30 (segunda a sexta-feira) e 7h30 às 15h30 (sábado)
Local: Espaço Cultural da Biblioteca Universitária da Unoesc Joaçaba
Entrada gratuita