Página inicial O que acontece Bolsistas da Unoesc participam do Seminário Estadual do PROESDE
Graduação Evento Joaçaba Xanxerê Videira São Miguel do Oeste Chapecó

Bolsistas da Unoesc participam do Seminário Estadual do PROESDE

No último sábado (17) foi realizado, na Uniplac em Lages, o 11º Seminário Estadual do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE), no qual participaram os bolsistas que fazem parte do Programa de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina, que integram o Sistema Acafe. No encontro, as IES apresentaram […]

No encontro, as IES apresentaram os projetos que executaram em 2022. Na Unoesc, o PROESDE abrangeu 28 projetos que foram executados em 27 municípios, sendo 18 de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). No total foram 1.014 bolsistas, distribuídos nos diversos projetos. Dois deles foram realizados na região de Chapecó, oito na região de Joaçaba, quatro na região de São Miguel do Oeste, cinco na região de Videira e nove na região de Xanxerê. Também foram realizadas algumas reuniões com as associações de municípios e a Federação Catarinense dos Municípios para esclarecimentos sobre o Programa.

Os projetos de intervenção foram escolhidos observando as áreas de extensão da Unoesc, as áreas prioritárias de desenvolvimento do estado e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e culminaram em intervenções na área ambiental, como: hortas comunitárias, reflorestamento, mutirão para limpeza de espaços públicos.

Na área da educação, os projetos abrangeram revitalização de biblioteca escolar, preparação de material didático para professores, reforço escolar para alunos de escolas municipais e estaduais. Na área da saúde, foram realizados projetos de promoção da saúde e bem-estar social. Também foram executados projetos de revitalização e recuperação de escadarias.

A professora Dra. Tânia Nodari, responsável pelo Programa na Unoesc, destaca que por meio do PROESDE, a Universidade cumpre um de seus objetivos que é a promoção do desenvolvimento regional, por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

— O PROESDE é um importante Programa de intervenção na sociedade, que proporciona o envolvimento dos estudantes nos problemas locais e contribui para uma melhoria da qualidade de vida da população envolvida — afirmou Tânia.

Saiba mais

Nos campi da Unoesc os trabalhos do PROESDE são coordenados pelos seguintes professores: Elizandra Iop (Xanxerê), Marisete Camini e Eliane de Carli (São Miguel do Oeste), Manuela Gazzoni dos Passos (Chapecó), Magali Beatriz Augusto (Videira) e João Henrique Bagetti (Joaçaba).

*Texto com a colaboração da professora Dra. Tânia Nodari