Página inicial O que acontece Campanha Julho Amarelo conscientiza sobre as hepatites virais
Notícia Geral Saúde

Campanha Julho Amarelo conscientiza sobre as hepatites virais


Com o objetivo de conscientizar para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado contra as hepatites virais, a Unoesc aderiu ao “Julho Amarelo”. Instituído em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial das Hepatites Virais é comemorado em 28 de julho.

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado e, na maioria dos casos, são silenciosas, podendo evoluir para doenças mais graves como cirrose ou câncer hepático. Os sintomas são poucos frequentes, mas podem se manifestar como cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda os vírus D e E, menos frequentes. O exame está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o território catarinense e a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste.

Para a hepatite B há vacina oferecida gratuitamente na rede pública de saúde, sendo que a primeira dose deve ser aplicada no bebê logo ao nascer e as demais (vacina pentavalente) aos dois, quatro e seis meses de idade. Pessoas não vacinadas nessa faixa etária podem receber a vacina em qualquer momento, em um esquema de três doses.

Já para a hepatite C, não existe vacina contra a infecção, mas é importante se prevenir usando preservativo nas relações sexuais e não compartilhando instrumentos perfurocortantes e objetos de higiene pessoal (escovas de dente, alicates de unha e lâminas de barbear ou depilar, entre outros).

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.