Campanha para doação de medula óssea cadastra 80 voluntários
A Unoesc Videira, através do curso de Enfermagem, em parceria com o Hemocentro Regional de Joaçaba, realizou nesta terça-feira (5), campanha de cadastro de voluntários visando à captação de doadores de medula óssea. O trabalho foi realizado no Laboratório de Práticas de Enfermagem, onde foram cadastradas 80 pessoas. Conforme Daniela Ries Winck, Coordenadora do curso de Enfermagem, os […]
Publicado em 06/08/2014
Por Unoesc
A Unoesc Videira, através do curso de Enfermagem, em parceria com o Hemocentro Regional de Joaçaba, realizou nesta terça-feira (5), campanha de cadastro de voluntários visando à captação de doadores de medula óssea. O trabalho foi realizado no Laboratório de Práticas de Enfermagem, onde foram cadastradas 80 pessoas.
Conforme Daniela Ries Winck, Coordenadora do curso de Enfermagem, os técnicos do Hemosc fizeram a coleta de 5ml de sangue de cada voluntário cadastrado, para envio ao Registro dos Doadores de Medula (Redome), que fará a tipagem HLA. Os dados genéticos, segundo ela, ficarão registrados e, assim que houver compatibilidade genética entre voluntário e paciente, será realizada uma convocação para repetir a coleta com o objetivo de confirmar a correlação.
O cadastro é feito com o máximo de dados pessoais do candidato a doador para facilitar a sua localização, com endereço, telefone, local de trabalho e todos que participaram do cadastro serão avisados se estão ou não aptos a doar.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que a possibilidade de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. Para o Instituto, o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemia e outras doenças do sangue e do sistema imune.
Qualquer pessoa entre 18 e 54 anos, com boa saúde, pode ser doador de medula óssea.
— O resultado da Campanha de Dadastro de Doadores de Medula Óssea foi além da nossa expectativa e contou com o envolvimento dos acadêmicos do curso de Enfermagem— finalizou Daniela.