Capacitação em Violino e Viola Suzuki é sediado na Unoesc em Chapecó
Entre os dias 21 a 26 de fevereiro professores de violino de diversos estados do Brasil vieram à Chapecó participar do curso de capacitação em Violino e Viola Suzuki ocorrido na Unoesc. Foi o primeiro da região a conceder certificado internacional e ministrado pelo Professor Eduardo Ludueña, da Argentina. Ludueña já ministrou cursos em dezenas de países e faz parte de […]
Publicado em 03/03/2020
Por Unoesc
Entre os dias 21 a 26 de fevereiro professores de violino de diversos estados do Brasil vieram à Chapecó participar do curso de capacitação em Violino e Viola Suzuki ocorrido na Unoesc. Foi o primeiro da região a conceder certificado internacional e ministrado pelo Professor Eduardo Ludueña, da Argentina.
Ludueña já ministrou cursos em dezenas de países e faz parte de um seleto grupo de quatro professores capacitadores do método Suzuki de violino a residir na América Latina.
O processo de aprenzagem consistiu em um passo a passo de como ensinar violino desde a primeira aula até a última música do Livro 1 do Método Suzuki. Por meio desta metodologia, as crianças aprendem a tocar desde os 3 anos de idade, As aulas são lúdicas e divertidas promovendo o aprendizado infantil de maneira sútil e diferente. Enquanto os alunos eram ensinados por Ludueña, os professores observaram as estratégias utilizadas, bem como a reação das crianças em cada atividade.
De acordo com a participante, Karyni Da Vila, professora de violino e viola do Programa Arte Cidadã de Chapecó, a experiência trouxe inúmeras fontes de inspiração e conhecimento.
— Todo professor deveria ter a oportunidade dessa experiência, pois não aprendemos somente sobre as músicas do método ou sobre como dar aula de instrumento, mas também sobre como podemos inspirar pessoas para a música, criar laços e empatia entre as pessoas, entre muitos outros benefícios para a sociedade — comenta.
Para Simão Wolf que é professor de violino em Campos Novos e realiza shows de música popular com o instrumento, o curso deu novos direcionamentos à profissão.
— A capacitação mudou meu direcionamento não só como professor que usa metodologia Suzuki, mas como pessoa também, senti que me tornei um professor e uma pessoa melhor. Eduardo Ludueña é uma inspiração, extremamente preparado e a prova de alguém que faz o que faz com amor. Uma oportunidade que só vivenciando para entender e sentir — afirma Wolf.
O Curso de Violino e Viola Suzuki foi realizado pela Escola de Violão Daniel de Lima teve o apoio da Unoesc Chapecó por meio do Programa Unoesc Cultura em Cena, Golden Hotel e Apoio Ergonômico Pompeo.
*Texto com a colaboração de Daniel de Lima.
Fotos: Daniel de Lima.