Carreira profissional é tema de debate entre acadêmicos e diplomados do curso de Psicologia
Na noite desta quarta-feira, 10 de maio, ocorreu o 1º Encontro de Diplomados do Curso de Psicologia. O evento reuniu todas as fases do curso e contou com a presença de alguns diplomados, no auditório Afonso Dresch, da Unoesc Joaçaba. A ideia de realizar o encontro surgiu internamente no curso e tem o objetivo de […]
Publicado em 15/05/2017
Por Unoesc
Na noite desta quarta-feira, 10 de maio, ocorreu o 1º Encontro de Diplomados do Curso de Psicologia. O evento reuniu todas as fases do curso e contou com a presença de alguns diplomados, no auditório Afonso Dresch, da Unoesc Joaçaba. A ideia de realizar o encontro surgiu internamente no curso e tem o objetivo de aproximar os diplomados tanto da universidade como dos acadêmicos. Após o debate com as psicólogas, foi aberto espaço para os estudantes fazerem perguntas e na sequência foi realizada uma confraternização entre elas e os acadêmicos do curso.
— Buscamos elencar profissionais de diferentes áreas que já estejam atuando no mercado de trabalho. Dessa forma, recebemos para o debate quatro diplomadas para falar sobre a formação dentro do curso, o principal aspecto que as direcionaram para área de atuação, a colocação no mercado de trabalho, a remuneração financeira e a realidade da vida profissional de um psicólogo — explicou a coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc Joaçaba, professora Jorgiana Baú Mena Barreto.
Para a diplomada Emanuelly Martineli, que atua na área de Psicologia Clínica, com hipnose clínica e reprogramação mental, o profissional deve fazer tudo com amor e de coração, pois o reconhecimento moral e financeiro é apenas uma consequência, e a ética no mercado de trabalho é fundamental. A psicóloga da perícia médica do estado, Deliana Dall’Orsoletta, recomendou aos estudantes ter paciência, fé e foco, já que a ansiedade por um emprego é muito grande, quando termina a graduação.
Outra dica importante é aproveitar cada oportunidade durante a graduação, foi o que ressaltou a psicóloga organizacional do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), Vanusa Palosqui.
— Aprender e se desenvolver ao longo do curso traz uma bagagem grande e uma experiência muito importante na busca pela primeira vaga no mercado de trabalho — afirmou Vanusa.
Nessa mesma linha de pensamento, a psicóloga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Joaçaba, Edilaine Bettoni, aconselhou os estudantes a aproveitarem cada momento da graduação, para trocar informações, perguntar muito e sempre que o curso oferecer algo novo é importante participar, porque isso fornecerá uma base e uma noção maior do que vai ser o trabalho diário.