Página inicial O que acontece Cartilha sobre inclusão é apresentada em Chapecó
Graduação Inserção Social Chapecó

Cartilha sobre inclusão é apresentada em Chapecó

O papel das universidades na inclusão social das pessoas com deficiência foi um dos temas debatidos no III Seminário sobre Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. A iniciativa da Fundação Aury Luiz Bodanese, da Cooperativa Central Aurora Alimentos, contou […]


O papel das universidades na inclusão social das pessoas com deficiência foi um dos temas debatidos no III Seminário sobre Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. A iniciativa da Fundação Aury Luiz Bodanese, da Cooperativa Central Aurora Alimentos, contou com o apoio da Unoesc e diversos outros parceiros. O evento reuniu aproximadamente 500 pessoas.

A Unoesc apresentou a cartilha “Orientações sobre: o jeito de cada um conviver”. O diretor de graduação da Unoesc Chapecó, professor Celso Paulo Costa, destacou que o documento tem como objetivo orientar os professores; coordenadores dos cursos e de setores; assessoria pedagógica; funcionários técnicos administrativos e estudantes sobre procedimentos de acolhida e metodológicos que auxiliam no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem de alunos cegos, surdos, com deficiência física e intelectual matriculados nos cursos da Unoesc – explicou.

– A educação universitária deve ser para todos e, por esta razão, a prática pedagógica cotidiana deve incluir recursos e estratégicas que considerem e valorizem as especificidades, tornando as ações de ensinar e aprender processos de inclusão efetiva, disse.

A cartilha foi organizada pelas professoras Regina Oneda Mello e Mara Regina Heberle, contém 44 páginas e foi publicada pela Editora Unoesc. Entre as orientações estão a de relacionar-se com o aluno deficiente com naturalidade, perguntar sempre se ele quer ou precisa de ajuda, entender a diversidade como oportunidade de enriquecimento pessoal e social, fazer o curso de língua de sinais – Libras e participar dos cursos de formação à docência.

MESA REDONDA

Também ocorreu a mesa redonda “Educação inclusiva e acessibilidade”, da qual representantes de várias universidades. A professora e mestranda em educação especial da Unoesc, Marineiva Moro Campos de Oliveira ressaltou que a universidade deve visualizar a pessoa e não sua deficiência, desta forma valoriza o indivíduo tornando-o ativo e incluso na sociedade.

A professora da Unoesc Daiane Regina Valentini realçou que todas as pessoas têm ou poderão vir a ter limitações, neste sentido o maior desafio são espaços acessíveis e práticas pedagógicas que atendam as necessidades de cada caso de inclusão.

Também fizeram parte da mesa redonda o professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Elsio José Corá, o professor e coordenador de engenharia civil da FAI de Itapiranga, Jackson Ilha, e a diretora de ensino da Unochapecó, Tânia Mara Zancanaro Pieczkowski.

O evento foi uma iniciativa da Fundação Aury Luiz Bodanese e da Cooperativa Central Aurora Alimentos, com o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) e apoio da Unochapecó, Uceff Faculdades, Unoesc Chapecó, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência de Chapecó e Ministério Público de Santa Catarina. 

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.