Página inicial O que acontece Case do NAF Unoesc é apresentado em Seminário Regional de Cidadania Fiscal
Notícia Seminário

Case do NAF Unoesc é apresentado em Seminário Regional de Cidadania Fiscal


Nos dias 27 e 28 de setembro, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unoesc foi representado no “Seminário Regional de Cidadania Fiscal” promovido pela Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil (RFB). O evento foi direcionado aos coordenadores de cidadania fiscal das delegacias e alfândegas da RFB 9ª Região, a qual abrange Paraná e Santa Catarina.

O seminário teve como objetivo discutir as melhores práticas de cidadania fiscal já praticadas regionalmente, especialmente dentro dos NAFs, dos observatórios sociais e das escolas públicas. Além de traçar um plano de ação para 2024, considerando a diretriz institucional da RFB para promover a ampliação das ações de cidadania fiscal, interna e externa ao órgão federal.

Na oportunidade, a professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas, que coordenou o NAF até agosto deste ano, apresentou o case do NAF da Unoesc, que foi o primeiro a ser instalado em Santa Catarina e alcançou a segunda posição nacional em 2022, com mais de 22 mil atendimentos à comunidade.

— Foram dois dias intensos e produtivos. A equipe de coordenadores de cidadania fiscal da RFB é muito positiva, entendendo que é mais empenho e vontade frente aos desafios do que problemas. Estão de parabéns pela postura, e acredito que uma verdadeira cultura de cidadania fiscal já está instalada nas novas lideranças da RFB regional. Estou grata pelo convite do coordenador de cidadania fiscal da 9ª Região Fiscal para colaborar na elaboração do plano de ação da RFB 9ª Região, baseando-se na experiência do NAF Unoesc. Esse é um projeto do qual fiz parte por sete anos e nos enche de orgulho, enquanto Unoesc — afirmou a professora Márcia.

— Essa parceria entre a Receita Federal (DRF Joaçaba) e a Unoesc tem rendido excelentes frutos. Dentro da Receita Federal temos o reconhecimento do trabalho da Unoesc, como Universidade Comunitária e presente em atendimentos tão essenciais ao cidadão, bem como no projeto de cidadania fiscal — afirmou o auditor fiscal e delegado da DRF Joaçaba, Mauro Batista Neto.

Sobre o Seminário

A abertura do Seminário foi realizada pelo organizador e coordenador de cidadania fiscal da 9ª Região Fiscal (Paraná e Santa Catarina) da RFB, o analista tributário Antônio Jordão da Silva Júnior, conjuntamente com o superintendente adjunto da RFB 9ª Região, o auditor fiscal Eriton Lima de Oliveira, com o acompanhamento integral do evento pelo chefe da Divisão Regional de Atendimento (Diate), o auditor fiscal Ederson de Melo Rocha. A cerimônia de encerramento contou com a presença da superintendente da RFB 9ª Região, auditora fiscal Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz.

O superintendente adjunto, Eriton Lima de Oliveira, asseverou a importância dos NAFs no contexto da cidadania fiscal e a necessidade da própria RFB empreender estudo científico sobre os resultados e seu impacto na sociedade, relacionando ao papel efetivo da RFB.

O chefe da Diate, Ederson de Melo Rocha, apresentou o projeto “Sala Cidadã”, a ser implementado no Ensino Fundamental, e que o NAF Unoesc assumiu o compromisso de realizar o piloto junto às escolas regionais.

Já a superintendente Cláudia Regina Leão ponderou a relevância da cidadania fiscal para a aproximação da RFB ao cidadão, aos órgãos e às entidades, ressaltando que a sociedade não conhece o importante papel e a função social da RFB.

— A cultura de cidadania fiscal será um empreendimento desafiador e que todos devemos nos comprometer — ressaltou Ederson.

Saiba mais sobre o NAF

O trabalho desenvolvido no NAF Unoesc tem o objetivo de promover a cidadania e a inclusão social e desde 2016, com a sua ampliação a todos os campi da Unoesc, tem como pilares principais: a) atendimentos on-line de atendimento comunitário gratuito com orientações contábeis fiscais; b) mutirão do imposto de renda gratuito, c) projeto de cidadania fiscal – gincana, concursos, palestras; d) atividades internas aos acadêmicos – ContaBattle (Contábeis), NoLimits (Administração), ElevaNAF; e) relações com entidades profissionais e comerciais;  f) pesquisa acadêmica.

*Texto com a colaboração da professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.