Ciência e Inovação são temas do 12º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoesc
Com o objetivo de socializar os resultados acadêmicos científicos realizados nos programas de Bolsa Científica da Unoesc, do CNPQ, da Fapesc e da Secretaria de estado de Educação, além dos trabalhos de extensão e ensino, a Unoesc promoveu entre os dias 21 e 25 outubro, o 25º Seminário de Iniciação Científica, 12º Seminário Integrado de […]
Publicado em 30/10/2019
Por Unoesc
Com o objetivo de socializar os resultados acadêmicos científicos realizados nos programas de Bolsa Científica da Unoesc, do CNPQ, da Fapesc e da Secretaria de estado de Educação, além dos trabalhos de extensão e ensino, a Unoesc promoveu entre os dias 21 e 25 outubro, o 25º Seminário de Iniciação Científica, 12º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e a 10ª Mostra Universitária (Siepe), que teve como tema central “Ciência e Inovação: desafios e perspectivas para o futuro”.
O evento aconteceu nos cinco campi da universidade, localizados em Videira, Chapecó, Joaçaba, São Miguel do Oeste e Xanxerê, e promoveu palestras, simpósios, debates, além de atividades culturais com talentos internos da Unoesc e com parcerias de outras instituições.
— Temos aí uma oportunidade de apresentação, integração e de socialização da produção do conhecimento entre nossos alunos, professores e comunidade da região — afirmou o pró-reitor de Pesquisa Pós-graduação e Extensão Professor Fábio Lazzarotti.
Joaçaba
A programação do Siepe na Unoesc Joaçaba aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro. Durante todos os dias ocorreram simultaneamente, no campus 1 e 2 da universidade, exposição oral dos resultados de pesquisa e das atividades de extensão e ensino e diversas apresentações culturais.
De acordo com a diretora da Agência de relações Agência de Inovação e Relações Institucionais (AGIR) e diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professora Jéssica Romeiro Mota, foram inscritos 294 trabalhos no campus de Joaçaba.
— Não existe inovação sem ciência, e a ciência se faz a partir da pesquisa básica, da pesquisa aplicada, a partir do desenvolvimento experimental que nós temos na universidade, todo o acadêmico tem a oportunidade de fazer pesquisa, de avançar na ciência, é importante discutir e olhar para nossas atividades e produções que tem que ter como fio norteador a resolução dos problemas regionais, já que essa é a missão da universidade — reiterou Jéssica.
A Unoesc Joaçaba teve quatro trabalhos premiados na modalidade PIBIC. As vencedoras foram as acadêmicas: Larissa Machado sob a orientsção da professora, doutora Francine Carla Cadoná, Sarah Camboim Bezerra, sob a orientação da professora, doutora Aline Pertile Remor, Karla Pezavento, sob a orientação da professora, doutora Maria de Lourdes Pinto de Almeida e Helen Chaves dos Santos da Silva, sob a orientação do professor, doutor Elton Luiz Nardi.
Xanxerê
O evento foi organizado entre os dias 21 a 25 de outubro de 2019 no Campus 1 e 2 da Unoesc Xanxerê. No total, foram 145 trabalhos apresentados, que partiram de pesquisas, estágios obrigatórios e atividades práticas nos componentes curriculares obrigatórios dos cursos envolvidos. Também foram realizadas apresentações artístico culturais, na chamada “Mostra de Talentos”, com participação de alunos dos cursos de Graduação mostrando suas habilidades extraclasse.
Entre os destaques esteve a Universidade da Melhor Idade (Umix), com dois trabalhos intitulados como: “O Uso de Plantas Medicinais na Melhor Idade no Olhar do Estudante da Umix: Estudo de Caso” e o trabalho “Avalição dos Costumes Alimentares e Uso de Plantas Medicinais de Participantes da Universidade da Melhor idade de Xanxerê (Umix)”. Os dois trabalhos foram desenvolvidos com a professora. Elisangela Bini Durigon. Estes trabalhos foram também foram apresentados no 1º Simpósio em Saúde e Alimentação na cidade de Chapecó e uma uma das pesquisas foi premiada com menção Honrosa.
Além da participação da Umix, o evento contou com a apresentação de trabalhos dos cursos de Jornalismo e Engenharia Sanitária e Ambiental da Unoesc/Facisa de Xaxim.
A Unoesc Xanxerê teve um trabalho premiado na modalidade PIBITI, a vencedora foi a acadêmica Alícia Dal Santo sob a orientação do professor doutor Tiago Goulart Petrolli.
São Miguel do Oeste
O 25º Seminário de Iniciação Científica, o 12º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e a 10ª Mostra Universitária (Siepe) foram realizados, entre os dias 21 e 25, na Unoesc São Miguel do Oeste. Na segunda-feira (21), acadêmicos, professores e pesquisadores acompanharam a mesa-redonda “Ciência e Inovação: desafios e perspectivas para o futuro” com os doutores, Carlos Ricardo Rossetto, Leonardo Barcellos, Luiz Kreutz e Pedro Prietto. O debate foi mediado pelo professor, doutor Fábio Lazarotti.
Na terça-feira (22), foi promovido o Workshop Questions Game (Jogo das Perguntas), ministrado pela professora Jussara Dalvit. Além disso, durante a semana, foram realizadas apresentações orais e em banners das pesquisas.
Dois trabalhos da Unoesc São Miguel do Oeste foram premiados na modalidade PIBIC, os acadêmicos vencedores foram: Caroline Sidineia Kochenborger do curso de Psicologia sob a orientação da professora Amanda Angonese Sebben e Bruno de Lai do curso de Farmácia, sob a orientação do professor doutor Eduardo Ottobeli Chielle.
Videira
A Unoesc Videira teve quatro trabalhos de Pesquisa e Iniciação Científica premiados no 25º Seminário de Iniciação Científica, XII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), e 20ª Mostra Universitária realizados na Unoesc em São Miguel do Oeste. Dois deles na modalidade Pibiti e outros dois na modalidade Pibic.
As vencedoras foram as acadêmicas Natalia Turkot Candiago sob a orientação da professora doutora Jane Mary Lafayette Neves Gelinski, Vanessa Paula Souza Paris sob a orientação do professor doutor César Milton Baratto e Rafaela Ansiliero,sob a orientação da professora doutora Jane Mary Lafayette Neves Gelinski do curso de Biotecnologia Industrial, e Franciele Serigueli do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental sob a orientação do professor doutor Petrick Anderson Soares.
No campus da Unoesc Videira, o Siepe interno foi realizado de 23 a 25 de outubro e contou com a apresentação de 128 projetos nas mais diversas áreas da pesquisa.
Chapecó
A Unoesc Chapecó promoveu no dia 22 de outubro, a atividade de abertura do 25ª Semana de Iniciação Científica, 12º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e 10ª Mostra Universitária.
Com viés interdisciplinar, a Mesa-redonda foi mediada pela professora Carla de Almeida Martins Basso e envolveu os profissionais Carlos Eduardo Carvalho (Ciências Sociais), Giancarlo Dondoni Salton (Ciências Exatas e Tecnológicas), Robison Tramontina (Ciências Jurídica) e Sayonara de Fatima Teston (Ciências da Vida e da Saúde). Os professores debateram sobre o tema central do evento, redonda “Ciência e Inovação: desafios e perspectivas para o futuro”.
O Siepe prosseguiu durante toda a semana com apresentações em salas de aula e em semanas acadêmicas dos cursos. Somente na Unoesc Chapecó mais de 170 resumos foram submetidos, e estão disponíveis na página da Unoesc.
A Unoesc Chapecó teve um trabalho premiado na modalidade PIBIT, o vencedor foi o acadêmico Felipe Zeizer sob a orientação do professor doutor Tiago Zonta .
*Texto com a colaboração de todos os campi