Ciência sem Fronteiras tem inscrições abertas para 21 países
O programa Ciências sem Fronteiras, que concede bolsas de intercâmbio e mobilidade internacional para estudantes, está com as inscrições abertas para Graduação Sanduíche — na qual o estudante realiza parte dos seus estudos em uma instituição estrangeira. São 14.050 vagas para 18 áreas do conhecimento científico e tecnológico em 21 países da Europa, Ásia, Oceania […]
Publicado em 02/09/2014
Por Unoesc
O programa Ciências sem Fronteiras, que concede bolsas de intercâmbio e mobilidade internacional para estudantes, está com as inscrições abertas para Graduação Sanduíche — na qual o estudante realiza parte dos seus estudos em uma instituição estrangeira. São 14.050 vagas para 18 áreas do conhecimento científico e tecnológico em 21 países da Europa, Ásia, Oceania e América do Norte.
As inscrições podem ser feitas até 29 de setembro — para Chamadas da Capes — e 30 de setembro — para chamadas do CNPq. O resultado final será divulgado em março e as atividades no exterior iniciam em setembro de 2015.
Para concorrer é preciso ter nota no Enem igual ou superior a 600 pontos, em exames feitos a partir de 2009, apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino e ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso no momento do início previsto do intercâmbio.
Cada candidato poderá se inscrever para bolsa de estudo em apenas um dos países. Caso realize a inscrição em mais de um, será validado apenas o último, sendo as outras inscrições canceladas automaticamente. Estudantes que já usufruíram da bolsa SWG não poderão ser contemplados novamente.
Além de participar do processo de homologação das candidaturas, a Coordenadoria Geral de Mobilidade da Unoesc oferece auxílio e orientações aos acadêmicos interessados. Desde a adesão ao programa, em 2011, 13 alunos da Unoesc tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência acadêmica internacional pelo Ciências Sem Fronteiras.
BENEFÍCIOS
Os estudantes selecionados recebem uma mensalidade na moeda local, auxílio-instalação, seguro-saúde, auxílio-deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio-material didático para compra de computadores portáteis ou tablets.
PAÍSES COM CHAMADAS ABERTAS
Polônia, EUA, Alemanha, França, Itália, Austrália, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Finlândia, Holanda, Nova Zelândia, Reino Unido, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão e Áustria.
O PROGRAMA
É uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.