Clínica de Fisioterapia da Unoesc é referência na região
O vendedor Valdenir Andrioli viu a sua vida mudar, repentinamente, com um acidente de trânsito. Com o diagnóstico de lesão medular, ele iniciou as sessões de fisioterapia, no dia 16 de setembro de 2020, na Clínica de Fisioterapia da Unoesc São Miguel do Oeste. — Quando cheguei na Clínica para a minha primeira sessão estava […]
Publicado em 21/05/2021
Por Unoesc
O vendedor Valdenir Andrioli viu a sua vida mudar, repentinamente, com um acidente de trânsito. Com o diagnóstico de lesão medular, ele iniciou as sessões de fisioterapia, no dia 16 de setembro de 2020, na Clínica de Fisioterapia da Unoesc São Miguel do Oeste.
— Quando cheguei na Clínica para a minha primeira sessão estava em uma maca e ainda com a sonda. Naquele momento, a minha situação era muito delicada. Estou muito feliz com o resultado, tive uma evolução gradual, porém muito grande: da maca fui para a cadeira de rodas e hoje estou caminhando. Sempre fui muito bem atendido pelos professores do curso de Fisioterapia e pelos acadêmicos — destaca Valdenir.
Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, o vendedor faz sessões na Clínica ou na piscina. Valdenir é um paciente dedicado e não mede esforços para seguir as orientações dos fisioterapeutas e acadêmicos.
— A minha dedicação é fundamental. Sempre saio daqui com um ‘tema’ para fazer em casa. Graças a minha dedicação e ao atendimento que recebo consegui conquistar liberdades muito importantes para mim, como tomar banho sozinho — comemora o vendedor.
Valdenir representa milhares de pacientes, que tiveram as suas vidas transformadas na Clínica de Fisioterapia da Unoesc. Segundo a coordenadora do curso, doutora Franciane Barbieri Fiorio, a Clínica-escola realiza, neste momento de pandemia, até 360 atendimentos mensais.
— Além dos atendimentos realizados nas dependências da Clínica, o curso realiza atendimentos do Estágio Supervisionado em Fisioterapia na Atenção Primária em outros locais da Universidade, tais como: laboratório de Fisioterapia, sala de dança, Centro Esportivo, piscina e setores, totalizando cerca de mil atendimentos mensais — destaca a professora.
Os atendimentos são realizados nas seguintes áreas: fisioterapia neurofuncional, cardiorrespiratória, ortopedia e traumatologia, reumatologia, pélvica (urologia, ginecologia, obstetrícia, coloproctologia), esportiva, dermatofuncional e Atenção Primária (promoção de Saúde e prevenção de agravos).
Os pacientes são encaminhados pelas Secretarias de Saúde dos municípios da região ou entram em contato, diretamente, pelo telefone: 3631-1639. Segundo a secretária de Saúde de São Miguel do Oeste, Geni Girelli, a parceria firmada com a Unoesc “desafogou” as filas de espera.
— A parceria é de extrema importância para dar fluidez aos atendimentos das pessoas, que precisam de fisioterapia, ainda mais neste momento de pandemia. Grande parte dos pacientes que positivaram para a Covid-19, principalmente os que ficaram internados, precisam desse acompanhamento — ressalta a secretária de Saúde de São Miguel do Oeste.
COMPROMISSO COM A COMUNIDADE E COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Além de cumprir um papel importante na comunidade, a Clínica-escola contribuiu significativamente para que os futuros fisioterapeutas tenham uma formação de qualidade e se destaquem no mercado de trabalho. O atendimento à comunidade regional permite que os acadêmicos tenham contato com uma maior diversidade de casos clínicos, ampliando as suas vivências práticas.
A professora Franciane Fiorio afirma que todas as áreas de estágio são ambientes de atuação do fisioterapeuta e são fundamentais para o futuro profissional.
— Contudo, ter uma Clínica-escola permite a comunicação e o intercâmbio de terapias entre as diferentes áreas, ampliando a experiência acadêmica e estimulando a inovação — avalia a coordenadora.
A acadêmica Gabrieli Moser diz que o estágio na Clínica permite atuar em diversas áreas.
— Colocamos em prática os conhecimentos adquiridos, em sala de aula, e os aprimoramos. Realizamos a avaliação fisioterapêutica, desenvolvemos o raciocínio clínico, utilizamos os melhores recursos e montamos o plano terapêutico mais adequado para o paciente — detalha a acadêmica, que pretende atuar na área cardiorrespiratória e hospitalar.
Para o acadêmico Joel Perin, é gratificante acompanhar a evolução dos pacientes. Ele conta que, em relação ao processo de reabilitação, é preciso dedicação tanto do profissional como do paciente.
— Cada evolução que o paciente apresenta é uma conquista importante. A nossa profissão vai além da aplicação de técnicas e recursos terapêuticos, ela permite que sejamos pessoas melhores — conclui o acadêmico, que pretende atuar na área de neuropediatria ou hospitalar.
ESTRUTURA DA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNOESC
A Clínica de Fisioterapia da Unoesc São Miguel do Oeste dispõe de uma estrutura ampla e moderna para o atendimento ao público. São cinco consultórios de atendimento individualizado, devidamente equipados, para avaliação inicial e de procedimentos, que precisam de uma maior privacidade. Dispõe também de uma sala de diatermia, construída com isolamento apropriado para evitar a saída da energia eletromagnética, gerada pelos equipamentos de ondas curtas e micro-ondas.
A sala de fisioterapia cardiorrespiratória possui bicicleta e esteira ergométrica eletrônica para testes de aptidão física e reabilitação; oxigênio portátil; monitores cardíacos e equipamentos para avaliação e melhora da performance cardiopulmonar, tais como: peak-flow, power breathe, shaker e threshould.
A sala de cinesioterapia está equipada com macas, escada, barras paralelas, rampas, cama elástica, halteres, dispositivos proprioceptivos, aparelhos de pilates, bolas terapêuticas, entre outros equipamentos destinados a favorecer ou dificultar a realização de movimentos corporais. Na sala de hidroterapia, ficam dois turbilhões, utilizados para o tratamento dos membros inferiores e superiores, associado à imersão em água aquecida.
Outro espaço disponível é a sala de fisioterapia neurofuncional. O local está equipado com tatames, espelhos, suportes, maca de elevação motorizada, bolas e brinquedos terapêuticos para o atendimento de crianças e adultos com lesões neurológicas.
Há também um local amplo para terapias, que necessitam de um espaço maior, com equipamentos fixos, como o de realidade virtual e o suporte para terapia com suspensão corporal.Além dos recursos utilizados nos ambientes, há outros equipamentos específicos de avaliação e tratamento, que são deslocados para outros locais, conforme a necessidade, tais como: podoscópio, espirômetro, ultrassom terapêutico, estimulador elétrico transcraniano e vacuoterapia, geradores de diferentes correntes elétricas terapêuticas, entre outros.
Outro recurso utilizado em prol dos pacientes é a piscina terapêutica, localizada no Centro Esportivo da Universidade.