Clínica de Psicologia da Unoesc realiza mais de mil atendimentos neste ano
A Clínica de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste realizou, neste ano, mais de mil atendimentos. Segundo a coordenadora da Clínica, Franciele da Costa, o atendimento está disponível à comunidade do Extremo-oeste catarinense. — O compromisso da Clínica não se esgota ao contribuir com a formação acadêmica. Ele está também no cuidado e acolhimento […]
Publicado em 25/11/2019
Por Unoesc
A Clínica de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste realizou, neste ano, mais de mil atendimentos. Segundo a coordenadora da Clínica, Franciele da Costa, o atendimento está disponível à comunidade do Extremo-oeste catarinense.
— O compromisso da Clínica não se esgota ao contribuir com a formação acadêmica. Ele está também no cuidado e acolhimento das pessoas que procuram por atendimento psicológico, colaborando no alívio do sofrimento e nos processos potencializadores, capazes de produzir novos significados — ressalta Franciele.
Além dos atendimentos individuais, a Clínica conta com atividades como o Programa Basta, um grupo psicoterapêutico com autores de crimes cometidos contra a mulher, em contexto de violência doméstica, encaminhados pelo Poder Judiciário. Na Clínica, também são realizados os encontros do Grupo Acolher. O Grupo psicoterapêutico atende a acadêmicos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Unoesc, em situação de risco, por tentativas de suicídio ou lesões autoprovocadas. Os dois grupos são projetos do curso de Psicologia, desenvolvidos pela acadêmica Josiane Romancini, sob a orientação das professoras Lisandra Antunes de Oliveira e Verena Augustin Hoch.
A Clínica de Psicologia da Unoesc possui quatro salas para atendimento individual, de casal ou familiar e está equipada para atendimento infantil, de adolescentes, adultos e idosos. A estrutura conta ainda com sala de espera, sala de atendimento de grupo e dinâmica e uma sala destinada a estudo dos acadêmicos.
Formação profissional
Além de ter um papel importante na comunidade, a Clínica contribui significativamente para que os futuros psicólogos tenham uma formação profissional de qualidade. Franciele destaca que o objetivo é oportunizar aos acadêmicos vivências práticas, aproximando-os da realidade da área de formação e propiciando momentos para vivenciar, pensar, interagir e construir, por meio da teoria aprendida, da convivência e do desenvolvimento de competências interpessoais.
— O acadêmico, por meio da prática junto à comunidade, amplia a possibilidade de conhecimento do trabalho do psicólogo como profissão e compreensão do papel deste profissional na promoção de saúde mental e desta para o bem-estar do indivíduo — conclui Franciele.
Para a acadêmica Jaqueline Fabbi, a Clínica possibilita o desenvolvimento de atividades como acompanhamento clínico, plantão psicológico, avaliação psicológica, atendimentos em grupo, entre outros.
— As contribuições proporcionadas pela experiência na Clínica vão desde a prática profissional supervisionada, desenvolvimento de escuta qualificada, manejo em situações mais delicadas, até o processo de desenvolvimento pessoal, possibilidade de aprimorar a autoconfiança, autoestima, habilidades intelectuais e socioemocionais — conclui a futura psicóloga.