Página inicial O que acontece Colaboração internacional entre Unoesc e UCP incentiva projetos sustentáveis alinhados aos ODS
Notícia International Seminário Xanxerê

A Unoesc, em parceria com a Universidad de la Cuenca del Plata (UCP), lançou uma iniciativa interdisciplinar e intercultural que está transformando a forma como estudantes de Design e Engenharias abordam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto tem como objetivo fomentar a colaboração entre os estudantes das duas instituições, promovendo o desenvolvimento de soluções inovadoras que alinhem o conhecimento acadêmico com os desafios globais.

A primeira fase dessa iniciativa contou com o seminário on-line ministrado pela professora Doutora Graciele Tonial que discutiu o tema “Design Inovador: Integrando Sustentabilidade e os ODS para Transformar o Futuro”. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de compreender como o design sustentável pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar as metas dos ODS, tornando-se uma base essencial para a criação de projetos com impacto social e ambiental.

Na segunda etapa, os estudantes estão desenvolvendo projetos, em sala de aula, com foco nos ODS. Cada grupo é desafiado a identificar qual dos ODS mais se alinha ao seu projeto, incorporando conceitos de sustentabilidade em suas soluções. O diferencial desse processo é o direcionamento oferecido nas palestras, que ajuda os estudantes a focar em ODS específicos, aplicando esses conceitos em suas propostas de forma prática.

A culminação do projeto será um “pitch final”, em que cada grupo terá três minutos para apresentar suas ideias de forma objetiva e inovadora. Os estudantes deverão destacar como seus projetos contribuem para os ODS e quais soluções inovadoras foram integradas para maximizar o impacto sustentável.

O idealizador da iniciativa, professor Anderson Saccol Ferreira, que é coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Unoesc Xanxerê, comenta sobre a atividade.

— Este modelo dinâmico e colaborativo visa capacitar os estudantes na criação de projetos sustentáveis e prepará-los para um futuro em que a responsabilidade social e ambiental será cada vez mais essencial nas áreas de design, arquitetura e engenharia — relatou Anderson.

Para a coordenadora de Relações Internacionais da Unoesc, Nicole Patricia Stivaletta, a parceria entre a Unoesc e a UCP é uma demonstração clara de como a colaboração internacional pode impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis.

— Esses encontros proporcionam uma rica troca de ideias e experiências entre culturas diferentes, permitindo que professores e alunos ampliem suas perspectivas e encontrem novas abordagens para os desafios globais. O foco nos ODS é especialmente relevante, alinhando o conhecimento acadêmico com as necessidades sociais e ambientais de nosso tempo. Essa interação interdisciplinar fortalece a formação dos estudantes, preparando-os para um futuro onde a responsabilidade social e ambiental são fundamentais. Parabenizo os professores e alunos envolvidos por sua dedicação e pelo brilhante trabalho que estão realizando — pontuou Nicole.