Colégio Superação promove 1º Encontro de Formação de Pais
o tema, “Minha Família e Eu” foi abordado na palestra promovida pelo Colégio Superação, da Unoesc Videira, na terça-feira, dia 26. O encontro ministrado pelo consultor regional da Escola da Inteligência de Augusto Cury, Lourenir Nascimento, contou com a presença dos pais dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e […]
Publicado em 28/02/2019
Por Unoesc
o tema, “Minha Família e Eu” foi abordado na palestra promovida pelo Colégio Superação, da Unoesc Videira, na terça-feira, dia 26. O encontro ministrado pelo consultor regional da Escola da Inteligência de Augusto Cury, Lourenir Nascimento, contou com a presença dos pais dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e faz parte da primeira etapa de formação aos pais.
A palestra, segundo a professora Rosangela Fontana, diretora do Superação, buscou promover a construção de relações saudáveis entre os integrantes da família, levando-os a compreender que cada indivíduo, dentro de um mesmo contexto familiar, tem papel, história, anseios, sonhos e necessidades individuais.
Rosangela conta que mais de 90% das famílias dos alunos participaram desta primeira etapa e que tais encontros fazem parte da metodologia da Escola da Inteligência, recém-implantada pelo Superação.
— Foi excelente a participação e demonstra o nível de aceitação dos pais — esclareceu.
Ela afirma que o programa Escola da Inteligência é composto de atividades organizadas com intencionalidades muito claras – todo o roteiro pedagógico deseja promover melhorias em âmbito pessoal e social. A metodologia tem ainda, o propósito de colaborar no desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças e adolescentes. Para isso, o programa oferece treinamento aos professores, que serão aplicadores da metodologia em aulas da EI (Escola da Inteligência) com os alunos; e curso de formação aos pais ou famílias que também são convidados a participar e apoiar as atividades implantadas.
— Desejamos que haja o engajamento das famílias em todos os encontros durante o ano letivo, da mesma forma que ocorreu neste primeiro momento. Entendemos que as ações da EI são relevantes e promovem mudanças de comportamento. No Colégio, já percebemos os alunos mais receptivos e reflexivos — reitera Rosangela Fontana.
Rosangela Garante ainda, que a aproximação da família com a escola estabelece uma relação importante em que a família reconhece seu papel e participa da proposta de trabalho da instituição.
— Isso trará como resultado, o desenvolvimento pleno dos alunos como seres humanos — finaliza.