Colégio Superação reúne família, pais e filhos, em uma semana de atividades
Com o objetivo de integrar cada vez mais as famílias à escola, o Colégio Superação da Unoesc Videira realizou na semana de 06 a 10 de agosto, uma série de atividades com palestras, gincana e outras ações que envolveram pais e filhos. Com base no projeto o Jeito Catarinense – o Jeito Certo de Fazer […]
Publicado em 16/08/2018
Por Unoesc
Com o objetivo de integrar cada vez mais as famílias à escola, o Colégio Superação da Unoesc Videira realizou na semana de 06 a 10 de agosto, uma série de atividades com palestras, gincana e outras ações que envolveram pais e filhos. Com base no projeto o Jeito Catarinense – o Jeito Certo de Fazer as Coisas, o evento denominado “Pai em Ação” esteve focado na solidariedade, exemplo e reflexão.
A atitude, segundo a professora e coordenadora geral do Superação, Rosangela Fontana, foi trabalhada por meio de um circuito de atividades envolvendo pai e filho, em que se procurou mostrar a importância para as crianças da oportunidade de brincar com os pais e o que isso representou para elas.
Já a reflexão envolveu uma palestra ministrada pelo Psicólogo Artur Fabeni, que instigou o público presente a pensar sobre a importância de se impor limites para que a criança ganhe maturidade, qual o momento certo para fazer isso, e qual a participação dos pais, da família e da escola neste contexto.
Artur Fageni enfatizou as questões biológicas e psicológicas das crianças, nas diversas fases da vida, atendo-se também na adolescência, fase em que a presença dos pais e da família, como um todo, é de fundamental importância para o desenvolvimento social, comportamental, intelectual, aprendizagem e na formação do caráter do indivíduo.
As palestras foram realizadas em dois momentos, privilegiando de forma individualizada pais de estudantes do ensino médio e fundamental.
O exemplo veio da solidariedade, em que cada criança foi motivada a fazer a doação de brinquedos, balas e livros, os quais serão repassados para famílias em situação de vulnerabilidade econômica, no dia 12 de outubro, por ocasião das comemorações Dia das Crianças. Durante a semana, o evento arrecadou o surpreendente número de 1.357 brinquedos, 1.356 livros e 100 pacotes de balas, o que demonstrou o engajamento dos alunos neste projeto.
O circuito de atividades da semana também envolveu a realização de uma gincana, em que pais e filhos participaram de diversas brincadeiras, competições e tarefas ligadas ao laço familiar, em uma grande confraternização, com foco também no Dia dos Pais, celebrado no domingo, 12 de agosto.
— A participação da família é de fundamental importância. Por isso focamos e preparamos os nossos eventos, atividades e ações em um contexto maior, envolvendo sempre as famílias, e não apenas o estudante de forma isolada. Por isso, nosso agradecimento e gratidão às famílias que se mostraram parceiras e participativas, confirmando o sucesso da semana, e em especial, aos estudantes que não mediram esforços e colaboraram com as doações — completou Rosangela.