Página inicial O que acontece Colégio Unoesc lança Coletânea de Poesias da Consciência
Notícia Colégios Ensino São Miguel do Oeste

Colégio Unoesc lança Coletânea de Poesias da Consciência

O Colégio Unoesc de Educação Inovadora, de São Miguel do Oeste, acaba de lançar a “Coletânea de Poesias da Consciência” – um livro digital que celebra e documenta as atividades desenvolvidas durante a Semana da Consciência Negra de 2023. Este projeto, encabeçado pelo professor Feiruque de Jesus dos Santos, envolveu a colaboração de todos os professores e estudantes do Colégio, proporcionando uma rica troca de saberes e reflexões sobre a temática da Consciência Negra.

Santos destaca que a inspiração para a criação da coletânea surgiu do desejo de registrar as atividades realizadas no colégio ao longo dessa semana especial.

— Acreditamos que a atividade de escrita constrói possibilidades de existência. A partir das suas experiências e dos conteúdos abordados ao longo da semana, os estudantes puderam desenvolver seus textos e olhares sobre a temática — afirma o professor.

Durante a semana, todos os professores se envolveram profundamente com a temática, promovendo discussões em sala de aula, oficinas e produções textuais. Os estudantes participaram ativamente de todas as atividades, demonstrando grande interesse e dedicação. No entanto, um dos principais desafios enfrentados foi a novidade da temática, apesar da existência da Lei 10.639/03, que obriga as redes de ensino a trabalharem com a História e Cultura Afro-Brasileira.

A coletânea reúne uma variedade de conteúdos, incluindo poemas produzidos pelos estudantes e professores, relatos de experiências, produções artísticas, além de indicações de bibliografia e biografia de personalidades negras catarinenses. Quando questionado sobre algum destaque específico, o professor enfatizou que “todos se destacam. Todos os textos e desenhos foram construídos com muito carinho e envolvimento dos nossos estudantes e professores”.

Com relação ao futuro, o educador disse que há planos para continuar com projetos semelhantes. Ele vê esses projetos como fundamentais para a formação dos alunos e para a promoção de uma educação antirracista.

— Projetos como esse são de extrema importância para a formação dos nossos estudantes, uma vez que possibilitam o desenvolvimento de múltiplas linguagens necessárias à vida em sociedade — afirma.

A “Coletânea de Poesias da Consciência” está disponível para leitura nas Redes Sociais @colegiounoesc e promete ser um marco na história da instituição, reafirmando seu compromisso com uma educação inclusiva e transformadora.