Começa na Unoesc o maior evento esportivo universitário de Santa Catarina
Publicado em 20/07/2023
Por Unoesc
A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) sedia o maior evento esportivo universitário de Santa Catarina. A 66ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) foi declarada aberta pelo reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, em cerimônia na noite dessa quarta-feira (19), no Auditório Afonso Dresch, prestigiada por delegações, representantes da Universidade, autoridades locais, regionais e estaduais.
Destaque para a presença do presidente da Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), Manoel Obdulio Rebelo; do secretário de Estado da Educação, professor Doutor Aristides Cimadon; do presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Paulo André Jukoski da Silva; do prefeito de Joaçaba, Dioclécio Ragnini; do vice-reitor da Unoesc Chapecó, professor Doutor Carlos Eduardo Carvalho; e da vice-reitora da Unoesc Videira, professora Doutora Carla Fabiana Cazella.
O evento de abertura foi marcado pelo desfile das 24 Instituições de Ensino Superior (IES) participantes e pelo juramento do atleta, proferido pelo estudante da Unoesc Joaçaba, Jonata Lima da Silva. Destaque ainda para o vídeo do acendimento da pira olímpica, realizado por atletas, estudantes e pessoas da comunidade, retratando o espírito desportivo, o respeito e a integração.
— Os JUCs, mais do que uma competição esportiva, reúnem em um só lugar o talento, a disciplina, a dedicação e o trabalho em equipe de atletas universitários de Santa Catarina. Nesse evento, celebramos o poder transformador do esporte, capaz de inspirar jovens a alcançarem grandes conquistas e a superarem desafios dentro e fora das quadras. Contamos com o entusiasmo de todos para tornar memorável a 66ª edição dos Jogos — ressaltou o reitor da Unoesc.
Promovidos pela FCDU, os JUCs seguem até segunda-feira (24) com disputas nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, judô, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, badminton, xadrez, voleibol e vôlei de areia. A competição envolve aproximadamente 1,4 mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes, árbitros e organizadores.
— É um evento que promete ficar na história dos Jogos Universitários Catarinenses, como um dos maiores realizados pela FCDU em Santa Catarina. A anfitriã Unoesc e todos os organizadores estão de parabéns — enfatizou o presidente da FCDU, Manoel Obdulio Rebelo, lembrando que é a terceira vez que os JUCs acontecem na Unoesc.
Nos pronunciamentos, o reitor da Unoesc e o presidente da FCDU também enalteceram o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SED) e da Fesporte, da Prefeitura de Joaçaba, da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), dos dirigentes institucionais, da comunidade acadêmica e de outras instituições, como Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), Unimed Joaçaba e comunidade acadêmica. O trabalho da Comissão Central Organizadora (CCO) também foi evidenciado.
— Dada a magnitude e relevância do evento, a Unoesc sente-se honrada em ser palco da maior competição poliesportiva universitária do Estado e está preparada para acolhê-los, sobretudo, pelo suporte dos nossos apoiadores — acrescentou o reitor, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.
Saiba mais
Os confrontos dos JUCs acontecem no Centro de Eventos e Complexo Esportivo da Unoesc, Ginásio Municipal Professor Edmar de Oliveira Pinto, Parque Central Ivan Oreste Bonato, sede campestre e ginásio do Clube 10 de Maio, Colégio Marista Frei Rogério e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). As entradas são gratuitas.
Os campeões das modalidades coletivas e individuais classificam-se para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Joinville, de 8 a 22 de outubro. Já a IES campeã dos JUCs 2023 será contemplada com o Troféu Eficiência, que neste ano leva o nome do professor Edmar de Oliveira Pinto, o Edinho.