Comissão de Ética no Uso de Animais realiza capacitação
Instituída desde 2009, a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) tem por finalidade cumprir e fazer cumprir, no âmbito da Unoesc e nos limites de suas atribuições, o disposto na legislação aplicável à utilização de animais para atividades acadêmicas, caracterizando-se a sua atuação como deliberativa, educativa, consultiva, de assessoria e de fiscalização. Desse modo, […]
Publicado em 01/10/2018
Por Unoesc
Instituída desde 2009, a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) tem por finalidade cumprir e fazer cumprir, no âmbito da Unoesc e nos limites de suas atribuições, o disposto na legislação aplicável à utilização de animais para atividades acadêmicas, caracterizando-se a sua atuação como deliberativa, educativa, consultiva, de assessoria e de fiscalização. Desse modo, todos os estudos e práticas pedagógicas que preveem a utilização de vertebrados não humanos em seus protocolos devem, antes de seu início, ser aprovados pela CEUA da Instituição e monitorados até a sua conclusão.
Seguindo o seu propósito, a CEUA promoveu recentemente uma capacitação sobre o bem-estar animal, boas práticas e métodos alternativos no uso de animais aos professores, pesquisadores e profissionais com atividades que envolvem animais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão de todos os campi da Unoesc.
Além de tratar sobre as atribuições gerais das Comissões de Ética em instituições de ensino e pesquisa, também foram apresentadas duas Resoluções Normativas (38 e 39/2018), do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – Concea, que regulamentam o uso de animais em aulas práticas e em procedimentos com grau de invasividade alta (GI 3 e 4), respectivamente.
A palestra on-line foi proferida pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Carlos Tonussi, indicado para este curso de capacitação pelo Concea, onde atua como membro de uma de suas Câmaras Permanentes.
— Tivemos uma excelente avaliação dos participantes, contribuindo e esclarecendo como a CEUA institucional atua e quais os potenciais impactos das resoluções sobre o ensino e pesquisa em instituições que usam animais — afirmou o coordenador da Comissão da Unoesc, professor Sergio Abreu Machado.
A comissão de ética no uso de animais atende ao compromisso de realizar eventos de capacitação aos seus membros, além da comunidade universitária envolvida com o uso de animais em ensino e pesquisa, respeitando o bem-estar animal dentro das possibilidades oferecidas e legalmente permitidas.