Comitê de Ética em Pesquisa desenvolve tutorial com dicas para submissão de projetos
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unoesc elaborou um tutorial, em formato de vídeo, para sanar as dúvidas que os pesquisadores e alunos tinham com relação a submissão dos projetos de pesquisa na Plataforma Brasil. O tutorial apresenta os seis passos necessários para submeter o protocolo de pesquisa, desde o início que se […]
Publicado em 30/05/2017
Por Unoesc
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unoesc elaborou um tutorial, em formato de vídeo, para sanar as dúvidas que os pesquisadores e alunos tinham com relação a submissão dos projetos de pesquisa na Plataforma Brasil. O tutorial apresenta os seis passos necessários para submeter o protocolo de pesquisa, desde o início que se refere ao título da pesquisa até a inclusão dos documentos. O vídeo está disponível no site e no canal do YouTube da Unoesc.
O coordenador do Comitê, professor Marcio Giusti Trevisol, afirmou que uma das maiores dificuldades que os pesquisadores tinham se relacionava ao fato de definir com clareza os critérios de inclusão e exclusão dos participantes da pesquisa, bem como a elaboração do termo de consentimento livre esclarecido, e as questões operacionais de como submeter o documento na Plataforma Brasil.
— O CEP já tinha elaborado um tutorial, só que não em formato de vídeo. A ideia foi sugerida pelo setor de Educação a Distância da universidade. Percebemos que o vídeo tem uma abrangência muito maior, inclusive sendo visualizada e acompanhada pelos demais campi da Unoesc, atingindo uma gama maior de alunos e pesquisadores que necessitam da aprovação de seus projetos de pesquisa — comentou o coordenador.
Seja qual for a área (Ciências da Vida, Ciências das Humanidades e Ciências Exatas e Tecnológicas), todas as pesquisas que envolvem participantes humanos devem passar pelo Comitê de Ética em Pesquisa para aprovação do protocolo. Na graduação o responsável pela pesquisa é o professor orientador e cabe a ele submeter os documentos (protocolo de pesquisa) na Plataforma, o que pode ocorrer é ele designar o aluno para essa submissão. Em relação à pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) o aluno já é o responsável pela pesquisa.
— Além das pesquisas de professores e de alunos da graduação, pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, o Comitê também avalia projetos de pesquisa aprovados através de editais financiados por órgãos de fomento à pesquisa, como o CNPq e o Fapesc — observou.
O CEP é um colegiado interdisciplinar, formado por 23 membros, entre titulares e suplentes, com professores de todas as áreas da Unoesc e de todos os campi. Há um equilíbrio entre homens e mulheres na composição do Comitê, bem como a participação de membros externos da universidade, que são instituições não-governamentais. Essas são algumas prerrogativas para o funcionamento do Comitê de Ética em Pesquisa na Unoesc.
— Cada pesquisa tem um relator no Comitê, após a sua avaliação o projeto é discutido com todo o Comitê reunido, mensalmente, e em seguida é emitido um parecer de aprovado, não-aprovado ou como pendente — relatou o coordenador sobre o processo avaliação.