Comitê de Ética em Pesquisa repassa informações aos acadêmicos de Medicina
Cumprindo a sua missão de promover a discussão dos aspectos éticos das pesquisas em seres humanos, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), por meio do coordenador Márcio Giusti Trevisol e da secretária Kátia Lopes, realizou, recentemente, palestra aos acadêmicos da 3ª fase de Medicina. A oportunidade serviu para esclarecer dúvidas e repassar informações sobre […]
Publicado em 07/07/2016
Por Unoesc
Cumprindo a sua missão de promover a discussão dos aspectos éticos das pesquisas em seres humanos, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), por meio do coordenador Márcio Giusti Trevisol e da secretária Kátia Lopes, realizou, recentemente, palestra aos acadêmicos da 3ª fase de Medicina. A oportunidade serviu para esclarecer dúvidas e repassar informações sobre o CEP, que é um colegiado interdisciplinar e independente.
A iniciativa em promover a palestra é das professoras Ana Paula Pereira e Rôse Maria Makowski, que de forma integrada atuam nas disciplinas de Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa e Produção de Texto. A integração tem o intuito de promover a pesquisa dentro da universidade, entendendo a importância em realizá-la de forma ética.
— As palestras que estamos desenvolvendo compreendem o aspecto educativo do CEP, que faz parte da sua missão. Fomos convidados a palestrar aos acadêmicos de Medicina por ser um curso que submete muitas pesquisas para avaliação — disse o coordenador, professor Márcio.
Além de informações gerais sobre os princípios que norteiam as pesquisas, do ponto de vista ético, abordou-se na ocasião a utilização da Plataforma Brasil, base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos. Esta plataforma permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios, desde a sua submissão até a aprovação final.
Os membros do CEP avaliaram positivamente a iniciativa do curso de Medicina em promover o debate sobre a pesquisa, demonstrando a preocupação em produzir conhecimento com rigor científico.
— Temos que compreender que pesquisas são importantes dentro das universidades e para a sociedade em geral, mas devem manter um rigor científico. Dessa forma, nota-se que o curso de Medicina, ao promover essa palestra, demonstra preocupação nesse aspecto e comprometimento com a disseminação de conhecimento científico — finalizou Márcio.
A proposta de apresentar as funções do Comitê de Ética em Pesquisa terá continuidade no curso de Medicina. O assunto será debatido durante as disciplinas ministradas pelas professoras Ana Paula e Rôse, com os acadêmicos da 3ª fase.