Comitê de Ética no Uso de Animais da Unoesc realiza capacitação
O Comitê de Ética no Uso de Animais promoveu, no início deste mês, uma capacitação on-line sobre “A legislação brasileira, os 3R’s e a experimentação animal: qual a ligação entre eles?”. A atividade foi conduzida pela professora doutora Luisa Maria Gomes de Macedo Braga. A capacitação atualizou os participantes sobre diversas resoluções novas que tratam de […]
Publicado em 12/09/2019
Por Unoesc
O Comitê de Ética no Uso de Animais promoveu, no início deste mês, uma capacitação on-line sobre “A legislação brasileira, os 3R’s e a experimentação animal: qual a ligação entre eles?”. A atividade foi conduzida pela professora doutora Luisa Maria Gomes de Macedo Braga.
A capacitação atualizou os participantes sobre diversas resoluções novas que tratam de temas importantes aos profissionais que trabalham diretamente com os animais e que precisam estar cientes para as experimentações animais.
A utilização do método 3R´s (Redução, Refinamento e Substituição) contribui para a redução do número de animais utilizados nas pesquisas, proporciona melhorias na condução dos estudos e redução do sofrimento dos animais.
Também é importante a observação da legislação brasileira, que vem acompanhando métodos alternativos, sendo significativo que os membros tenham tal capacitação para a qualidade do ensino.
O Comitê de Ética no Uso de Animais da Unoesc tem o compromisso de realizar atividades e eventos de capacitação aos seus membros e para a comunidade universitária envolvida com o uso de animais no ensino e na pesquisa.
Docente do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê e pesquisador do Mestrado em Sanidade e Produção Animal, professor José Francisco Manta Bragança, destacou a importância da atividade.
— É fundamental para nosso grupo de profissionais, docentes e discentes que trabalhamos com animais em projetos de pesquisa, obter informações e atualizar conceitos sobre o uso de animais. Tomamos consciência da importância de se conhecer os princípios éticos aplicáveis à experimentação animal, como também conseguimos ter junto com o conhecimento técnico a aptidão de executar o trabalho com boa qualidade — afirmou o professor José Francisco.
Com informações da secretaria do PPG-SPA.