Página inicial O que acontece Comitiva da Unoesc amplia conhecimentos em tour científico pela Europa
Graduação International Joaçaba

Comitiva da Unoesc amplia conhecimentos em tour científico pela Europa

No mês de março, os alunos Romulo Milani, Ana Paula Paschoalin, Alex Grahl Zuffo, Bruna Caroline Frigheto, Claudiomar Andrades, Jailson de Oliveira, Sandro Szkudlareck, Viviane Carneiro e Elizabeth Aparecida Guisleni da Fonseca, acompanhados do Professor Pablo Martins Belchor estiveram à Europa para realização de um tour científico internacional promovido pelos cursos de Engenharia da Unoesc. […]


No mês de março, os alunos Romulo Milani, Ana Paula Paschoalin, Alex Grahl Zuffo, Bruna Caroline Frigheto, Claudiomar Andrades, Jailson de Oliveira, Sandro Szkudlareck, Viviane Carneiro e Elizabeth Aparecida Guisleni da Fonseca, acompanhados do Professor Pablo Martins Belchor estiveram à Europa para realização de um tour científico internacional promovido pelos cursos de Engenharia da Unoesc.

Entre os dias 8 e 11, a comitiva esteve em Madri e participou de uma programação envolvendo visitas culturais à vários pontos turísticos e aos dois principais museus da cidade, onde teve a oportunidade de apreciar várias esculturas e obras de pintores famosos, dentre elas a obra “Guernica”, a mais famosa pintura do artista Pablo Picasso.

Também fez parte da viagem, uma visita com mais de cinco horas de duração ao Centro de Investigações Energéticas, do Meio Ambiente e Tecnológicas (CIEMAT). O centro conta com uma equipe de mais de 1400 pessoas e recebe um grande aporte financeiro tanto da União Europeia quanto de instituições privadas e tem parceria para pesquisas cientificas conjuntas com diversas instituições de ensino espalhadas pelo mundo. A equipe da Unoesc foi recepcionada por cientistas e diversos departamentos, que fizeram uma breve explanação sobre a história, objetivos a curto e longo prazo, e as diversas linhas de pesquisa da instituição.  

Os alunos também foram apresentados à cientista Clara Cuesta Soria, que apresentou à equipe sua premiada pesquisa envolvendo física de partículas. Depois, os alunos conheceram mais de 30 laboratórios da área técnico cientifica de Energias Renováveis e desenvolvimento energético. Nos laboratórios ligados à Bioenergia foram discutidas possibilidades de pesquisas conjuntas ligadas à área de células a combustível e ao final da visita a equipe teve acesso completo às instalações do acelerador de partículas que se encontra nas dependências daquela região, equipamento esse, que custa milhões de euros.

Entre os dias 12 e 16 o grupo permaneceu na cidade de Barcelona, capital da Catalunha. Nestas datas a equipe percorreu as obras arquitetônicas do artista Galdi, um dos maiores nomes da história da arquitetura mundial, com destaque especial para a visita à Catedral Sagrada Família, obra mais importante projetada pelo artista, que já naquela época projetou a construção usando recursos da Biomimética, área muito atual do conhecimento que se baseia na natureza para resolução de problemas dentro da área das Engenharias.

O dia 13 foi destinado para uma visita oficial a Universidade Autônoma de Barcelona, maior Universidade da Catalunha e uma das maiores de toda a Espanha. Foram visitados os laboratórios de pesquisa da instituição ligados à área da Engenharia Química, principalmente aqueles destinados à produção de biocombustíveis e tratamento de resíduos.

— Várias possibilidades de convênios e pesquisas conjuntas entre a Universidade Espanhol, a Unoesc e empresas do Meio Oeste Catarinense foram debatidas e em breve a população de nossa região terá acesso aos resultados gerados em função destas parcerias — destacou o professor da Unoesc Pablo Martins Belchor.

Entre os dias 17 e 20 de março, a equipe ficou na cidade do Porto, em Portugal, e além dos passeios culturais foram realizadas visitas não oficiais à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O Professor Pablo já vem realizando testes conjuntos na área de células a combustível junto com professores daquela instituição e as visitas serviram para especificar melhor alguns detalhes de uma futura parceria entre a Unoesc e aquela Universidade. 

Para finalizar o tour científico, a comitiva se deslocou novamente à Espanha, desta vez para a cidade de Salamanca, onde participou das comemorações pelos 800 anos da Universidade daquela cidade e ainda da Conferência Internacional de Energias Renováveis e Qualidade de Potência (ICREPQ), na qual a Unoesc apresentou uma pesquisa científica.

— A viagem foi uma oportunidade única, incluindo todo o conhecimento e experiência que tivemos. Os lugares são incríveis, a cultura e o sistema universitário são muito diferentes da nossa realidade. Foram momentos inesquecíveis e especiais — comentou a acadêmica do curso de engenharia de produção Bruna Frighetto.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.