Página inicial O que acontece Comitiva da Unoesc viaja ao México para missão acadêmica internacional
Graduação International

Comitiva da Unoesc viaja ao México para missão acadêmica internacional

Uma comitiva da Unoesc estará entre os dias 25 de junho e 3 de julho em missão acadêmica interinstitucional no México, na Universidade Autônoma de Chihuahua. A viagem tem como finalidade observar novas metodologias e tecnologias de ensino desta Instituição, especialmente na área da saúde, e através disso, oportunizar novas formas de cooperação entre as […]


Universidade Autônoma de ChihuahuaUma comitiva da Unoesc estará entre os dias 25 de junho e 3 de julho em missão acadêmica interinstitucional no México, na Universidade Autônoma de Chihuahua. A viagem tem como finalidade observar novas metodologias e tecnologias de ensino desta Instituição, especialmente na área da saúde, e através disso, oportunizar novas formas de cooperação entre as duas Universidades.

Além do pró-reitor de Graduação da Unoesc, Ricardo Marcelo de Menezes, a comitiva será formada por dirigentes e coordenadores da Unoesc Joaçaba e Xanxerê. De Joaçaba, integram o grupo a diretora de Graduação, Liliane Simara Fernandes, a coordenadora da área das Ciências da Vida, Patrícia Zilio Tomasi, o coordenador do curso de Medicina, Walter Rothbarht, e a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Fabiane Christófoli. Já do campus de Xanxerê, compõe a comitiva a coordenadora do curso de Medicina Veterinária e do Hospital Universitário, Luciana Alves Prati.

A Universidade Autônoma de Chihuahua já é parceira da Unoesc, entretanto, conforme relatou o pró-reitor de Graduação, essa será uma oportunidade especial para trocar experiências, promover intercâmbio em diferentes níveis (graduação e pós-graduação), tanto de alunos como de professores, e mediante aos novos conhecimentos adquiridos implantá-los nos cursos da Unoesc avançando ainda mais em qualidade.

— Oportunizar a alunos e professores uma estada em outra realidade acadêmica tem sido uma constate na Unoesc a fim de melhorar a aprendizagem e a cultura do indivíduo, formando um cidadão e um profissional melhor — disse o professor Ricardo.

Estreitar relações com a Universidade mexicana de forma mais intensa é um dos grandes objetivos da Unoesc há algum tempo. Em 2014, por exemplo, o reitor da Unoesc professor Aristides Cimadon, acompanhado de outros representantes da Instituição e da Acafe, estiveram na Universidade Autônoma de Chihuahua. Na ocasião, visitaram as instalações, conheceram os modelos de ensino e aprendizagem e estabeleceram acordos bilaterais de intercâmbio com a Universidade.

Sobre essa viagem, a diretora de Graduação, professora Liliane Simara Fernandes, comentou sobre os bons elogios feitos pelo reitor sobre a forma com que o ensino médico é feito na Universidade Autônoma de Chihuahua. Assim, diante das situações vivenciadas, surgiu a proposta de realizar uma visita para conhecer mais profundamente o ensino nas áreas da Medicina, Medicina Veterinária e Ciências Agrárias.

— No curso de Medicina eles possuem um currículo muito semelhante ao nosso, entretanto, a forma como as aulas são ministradas é bastante diferente. Um formato de ensino baseado principalmente em atividades práticas utilizando modelos computadorizados com simulação de condições patológicas — falou.

Para o coordenador do curso de Medicina da Unoesc Joaçaba, professor Walter Rothbarht, a expectativa quanto aos resultados dessa viagem é grande, especialmente no que diz respeito a um convênio de estágio que pode ser firmado na ocasião. Dessa forma, acadêmicos da Unoesc poderão estagiar na Universidade Autônoma de Chihuahua, enriquecendo ainda mais a formação acadêmica.

Sobre o processo de internacionalização da Unoesc, a coordenadora de cooperação internacional e mobilidade acadêmica, professora Kaline Zeni, comentou que o projeto está sendo colocado em prática efetivamente desde 2009, visando estreitar parcerias com o exterior.

— Houve um aumento de abrangência e oportunidades aos alunos e professores, por meio de projetos conjuntos com Universidades estrangeiras, os quais indicam grandes perspectivas e desafios de interação com o mundo. Com isso, a intenção é aprimorar o ensino-aprendizado, respeitando e contribuindo para os anseios e compromissos regionais que a nossa Universidade tem — finalizou. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.