Comitiva do Observatório Social de Chapecó apresenta projeto aos dirigentes da Unoesc
A Unoesc Chapecó recebeu, nesta semana, membros do Observatório Social de Chapecó para apresentação do projeto de implantação da unidade no município. Recepcionaram a comitiva o vice-reitor da Unoesc Chapecó, professor Ricardo Antonio De Marco, o diretor de graduação, professor Celso Paulo Costa, o gerente administrativo, professor Sérgio Prates e o coordenador do CTIC, professor Leandro […]
Publicado em 29/04/2016
Por Unoesc
A Unoesc Chapecó recebeu, nesta semana, membros do Observatório Social de Chapecó para apresentação do projeto de implantação da unidade no município. Recepcionaram a comitiva o vice-reitor da Unoesc Chapecó, professor Ricardo Antonio De Marco, o diretor de graduação, professor Celso Paulo Costa, o gerente administrativo, professor Sérgio Prates e o coordenador do CTIC, professor Leandro Dall’Agnol. Do Observatório, participaram da reunião o presidente, Armelindo Carraro, o vice-presidente, Luiz Augusto Gemelli, e os diretores Mauro Damo e Vilmar Luiz Matiello.
O Observatório Social é fruto da iniciativa de representantes da sociedade civil organizada, que resolveu tomar atitudes para estimular a cidadania e a ética, monitorando a qualidade da aplicação dos recursos públicos, por meio do acompanhamento de licitações e de ações de educação fiscal. São 109 entidades presentes em 19 estados brasileiros, sendo 25 de Santa Catarina. Em Chapecó, trata-se de uma entidade apartidária sem fins lucrativos, mantida pela sociedade, e que objetiva realizar ações de educação para o exercício pleno da cidadania e do controle social (a fiscalização) dos gastos do município, em favor da transparência e da melhoria na qualidade da aplicação dos recursos arrecadados por meio de tributos.
A entidade de Chapecó é uma pessoa jurídica de direito privado, em forma de associação de fins não econômicos, regida pela Lei 9.790/99 e pelas disposições legais aplicáveis, podendo se configurar como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, o Observatório Social prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle dos gastos públicos.
De acordo com o presidente, Armelindo Carraro, o Obesrvatório Social tem como objetivo atuar como organismo de apoio à comunidade para pesquisa, análise e divulgação de informações sobre o comportamento de entidades e órgãos públicos, ao comportamento ético de seus funcionários e dirigentes.
O vice-reitor da Unoesc Chapecó parabenizou a iniciativa e se colocou à disposição para apoiar as ações do Observatório Social no que for possível.
*Texto de Gilmar Paloschi